Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Extensão do Campus da Unir é tema de audiência em São Miguel do Guaporé



A deputada Marinha Raupp destinou R$ 500 mil para a construção das instalações da universidade

A implantação da extensão do Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em São Miguel do Guaporé foi tema de audiência pública realizada ontem, sexta-feira (14/08), no município. Durante o evento foram apresentadas à população de São Miguel e região as propostas já definidas para implantação do Curso, e debatidas novas sugestões para sua efetivação. O reitor da Unir, professor José Januário Amaral reafirmou o compromisso da universidade em estabelecer novas parcerias com os prefeitos, vereadores, empresários e a população

Durante o evento, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) destacou a importância da implantação da Universidade no município, que segundo ela, irá beneficiar toda a Região ao longo da BR-429, evitando que os jovens saiam de suas cidades de origem para cursarem uma graduação em outras regiões, principalmente pela dificuldade de deslocamento para outros centros. "A construção e asfaltamento da BR 429 trouxe para esta região novas perspectivas de desenvolvimento, o próximo passo será a implantação da Universidade Federal de Rondônia em São Miguel", defendeu.

Para a implantação da Universidade, a deputada Marinha Raupp destinou emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, junto ao Ministério da Educação. A área onde será implantado o curso também já está garantida, por meio de doação de um dos pioneiros de São Miguel do Guaporé, senhor Antonio Ansilago. O pároco do município, Padre Luis, também colocou á disposição da Universidade as instalações da igreja para funcionamento provisório dos cursos.

O vereador de São Miguel, Amarildo Gomes Ferreira, agradeceu o empenho da deputada Marinha Raupp em prol da implantação do Campus da Unir, e ressaltou a importância do curso para a população dos municípios ao longo da BR-429, como Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e Alvorada, que ainda não possuem faculdade presencial instalada.

Segundo Marinha Raupp, apoiar a implantação de cursos superiores é de extrema relevância para a população, especialmente para os jovens, pois, além de promover o desenvolvimento cultural e intelectual, também contribuem do ponto de vista sócio-econômico do estado, gerando oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

A audiência contou com a presença do reitor da Unir, professor José Januário Amaral, deputado Eduardo Valverde, dos prefeitos de São Miguel, Ângelo Fenali e Seringueiras, Celso Garda e dos presidentes das Câmaras Municipais de Costa Marques, vereador Rauly Gonçalves, São Miguel, vereador Darcy Rodrigues, São Francisco, vereador Ivo José Dias e Seringueiras, vereador Erivelton Santos, Rolim de Moura, vereador Junior Rosse, entre outras autoridades.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Domingo, 29 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)