Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Exportações no porto de Porto Velho cresceram mais de 100% nos últimos 6 anos



Segundo levantamento realizado por técnicos da Empresa de Planejamento em Transporte e Consultoria - Petcon, de Brasília, o volume de exportações no Porto de Porto Velho, pela hidrovia do Madeira tem crescimento anual de mais de 10%. Só para se ter uma idéia, nos primeiros seis meses de 2007, a movimentação de importações e exportações de grãos e cargas em geral foi de 1,4 milhão de toneladas. No primeiro semestre de 2008 já foram movimentados 1,6 milhão de toneladas, tendo um acréscimo de 12 %.
De acordo com a presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias, Leandra  Vivian, a previsão é que até o final do ano, o volume de importações e exportações ultrapasse os 3 milhões de toneladas. Desde 2003, o Governo do Estado registrou um aumento na movimentação de cargas no porto de mais de 100%, resultado esse que demonstra o crescimento econômico do Estado.  No futuro, a movimentação deve triplicar com a construção das eclusas, que irão facilitar o transporte de balsas na região. 

Hoje a hidrovia do Madeira vai de Porto Velho até Itacoatiara, no Amazonas. Com a construção das eclusas, vai começar em Vila Bela da Santíssima Trindade , extremo Oeste de Mato Grosso até Itacoatiara-AM. A navegabilidade deve refletir diretamente no custo do frete.

Nos estudos de Atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Porto Velho, está sendo sinalizado a construção de um novo terminal remoto para graneis líquidos, sólidos, fertilizantes, contêineres e cargas em geral. O novo terminal devera ser instalado 29 km a jusante do Rio Madeira . A previsão é de que até 2030, só de soja, a produção dos estados de  Rondônia, Acre e Mato Grosso, será de 43 milhões de  toneladas. Um volume que está além da capacidade operacional  do Porto da capital, que é de  4 milhões de toneladas. "A intenção é de construir uma  plataforma logística,  onde há uma concentração geográfica de organismos e empresas  relacionadas com transporte de mercadorias e serviços, como  exportadores, operadores logísticos, despachantes de cargas, e serviços de aduana e aliviar o trafego de carretas dentro da cidade de Porto Velho", explicou Leandra Vivian.

O projeto  está sendo finalizado. "O governador Ivo Cassol  se comprometeu em fazer a estrada de acesso ao novo Porto. A Petcon deve concluir os trabalhos de Atualização do PDZ e a partir de 2009, serão realizados os estudos de  viabilidade econômica e impacto ambiental  para poder construir o novo Terminal. Como vai ser um Terminal Remoto, o prazo de construção será de 4 a 5 anos", finaliza Leandra Vivian.
 
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)