Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Expedito Júnior contesta críticas feitas ao governador de Rondônia


 
Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Expedito Júnior (PR-RO) respondeu a críticas feitas no dia anterior, também em Plenário, pela senadora Fátima Cleide (PT-RO) ao governador de Rondônia, Ivo Cassol. Segundo ela, o governador estaria sendo omisso em relação às reivindicações feitas pelos policiais militares do estado, em greve até esta terça-feira.

O senador disse que que Ivo Cassol vem buscando o entendimento com as lideranças dos servidores, como um grupo liderado por mulheres de policiais militares, e informou que projeto de lei prevendo reajuste para o funcionalismo será encaminhado ao Legislativo local a partir de 5 de agosto.

Expedito Júnior adiantou que o Executivo pretende contemplar todos os servidores estaduais com a proposta, em vez de privilegiar uma categoria específica com reajustes salariais.

- Segurança pública não é responsabilidade só do governador, não, é de todo mundo, do governo federal, estadual e de alguns prefeitos das capitais. O governador não poderia ser irresponsável e dar aumento só para os policiais militares. Irresponsável foram os que passaram por Rondônia e deixaram a conta para o governador Ivo Cassol pagar - afirmou.

Em seu discurso, Expedito Júnior lembrou que diversas categorias do serviço público federal estão em greve, a exemplo dos carteiros, mas disse achar estranho que nenhum senador do PT tenha feito, da tribuna do Senado, críticas à política salarial adotada pela União.

Expedito Júnior também cobrou do governo federal o cumprimento à Resolução 34 do Senado, aprovada em dezembro de 2007, determinando a suspensão temporária dos pagamentos da dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron) com a União. O montante continuou a ser cobrado do governo de Rondônia pelo Executivo, o que levou a Advocacia do Senado a ingressar com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o cumprimento da resolução. A ação aguarda julgamento pelo plenário do tribunal.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) manifestou apoio a Expedito Júnior e ao governador Ivo Cassol.

Após o pronunciamento do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), o senador voltou a pedir a palavra para anunciar o final da greve dos Policiais Militares de Rondônia e agradeceu ao governador Ivo Cassol por ter prevalecido o "bom senso" em relação à questão.

Fonte: Paulo Sérgio Vasco / Agência Senado

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)