Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Expedição parte rumo ao Pacífico


Liderada pelo governador Ivo Cassol, a missão terá como objetivo lançar as bases de uma operação de intercâmbio comercial entre Brasil e Peru, a partir da plataforma de exportações operada a partir de Porto Velho.

“Nosso técnicos irão mapear negócios, agendar reuniões e travar contato com dirigentes das Câmara de Comércio de cidades peruanas como Cuzco, Puerto Maldonado, Puno e Arequipa, que estão na órbita de influência da ‘carretera transoceanica’, a grande rodovia que irá ligar, a partir de 2009, o Corredor de Escoamento da Hidrovia do Madeira aos mercados da Ásia e da Oceania, através daqueles dois portos peruanos”, explica Marco Antonio Petisco, secretário-titular da SEAPES e um dos maiores incentivadores da expedição.

No início do mês de julho, Petisco recebeu em seu gabinete na capital os empresários Percy Guiilén Rojas, da ProexPerú Minerals, e Alejandro Reynaga Portal, da Agroindustrial San Melchor EIRL, interessados em negócios nas áreas de mineração e produtos do complexo agroindustrial rondoniense. Um outro grupo de investidores apresentou projeto para a construção de um terceiro porto, na região próxima à fronteira com o Chile, por onde deve ser embarcada boa parte da produção industrial destinada à exportação, como carne processada, leite UHT, madeira, granito etc.

Em 2007, a balança comercial rondoniense já tem superávit acumulado de US$ 120 milhões, como resultado das atividades de 220 empresas exportadoras aqui instaladas. Representantes de boa parte delas deverão acompanhar a caravana oficial do próximo dia 27 de outubro.

A expansão dos negócios a partir dos portos do Peru é apenas uma das pontas-de-lança que estão sendo preparadas para conquistar uma integração ainda maior do Estado de Rondônia com a Confederação Andina de Fomento (CAF), uma entidade transnacional que tem permitido grandes investimentos na infra-estrutura do estado. Pelo menos R$ 35 milhões, por exemplo, já foram aplicados desde 2005 na melhoria da rede viária rondoniense, por meio de convênios com a CAF.

Depois de pernoitarem em Rio Branco (AC), as paradas seguintes da expedição acontecerão em Puerto Maldonado, capital da província de Madre de Diós, que faz fronteira com o estado do Acre, Juliaca, cidade às margens da South American Highway, estrada que cruza o Peru no sentido noroeste-sudeste, até alcançar o Oceano Pacífico. Integram a equipe da SEAPES na expedição os gerentes de Indústria e Comércio, Edgar Menezes Cardoso, de Incentivos Tributários, Aníbal Martins Neto, e o superintendente de Turismo, Manoel Serra.

Fonte: A/I SEAPES

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)