Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Expedição parte rumo ao Pacífico


Liderada pelo governador Ivo Cassol, a missão terá como objetivo lançar as bases de uma operação de intercâmbio comercial entre Brasil e Peru, a partir da plataforma de exportações operada a partir de Porto Velho.

“Nosso técnicos irão mapear negócios, agendar reuniões e travar contato com dirigentes das Câmara de Comércio de cidades peruanas como Cuzco, Puerto Maldonado, Puno e Arequipa, que estão na órbita de influência da ‘carretera transoceanica’, a grande rodovia que irá ligar, a partir de 2009, o Corredor de Escoamento da Hidrovia do Madeira aos mercados da Ásia e da Oceania, através daqueles dois portos peruanos”, explica Marco Antonio Petisco, secretário-titular da SEAPES e um dos maiores incentivadores da expedição.

No início do mês de julho, Petisco recebeu em seu gabinete na capital os empresários Percy Guiilén Rojas, da ProexPerú Minerals, e Alejandro Reynaga Portal, da Agroindustrial San Melchor EIRL, interessados em negócios nas áreas de mineração e produtos do complexo agroindustrial rondoniense. Um outro grupo de investidores apresentou projeto para a construção de um terceiro porto, na região próxima à fronteira com o Chile, por onde deve ser embarcada boa parte da produção industrial destinada à exportação, como carne processada, leite UHT, madeira, granito etc.

Em 2007, a balança comercial rondoniense já tem superávit acumulado de US$ 120 milhões, como resultado das atividades de 220 empresas exportadoras aqui instaladas. Representantes de boa parte delas deverão acompanhar a caravana oficial do próximo dia 27 de outubro.

A expansão dos negócios a partir dos portos do Peru é apenas uma das pontas-de-lança que estão sendo preparadas para conquistar uma integração ainda maior do Estado de Rondônia com a Confederação Andina de Fomento (CAF), uma entidade transnacional que tem permitido grandes investimentos na infra-estrutura do estado. Pelo menos R$ 35 milhões, por exemplo, já foram aplicados desde 2005 na melhoria da rede viária rondoniense, por meio de convênios com a CAF.

Depois de pernoitarem em Rio Branco (AC), as paradas seguintes da expedição acontecerão em Puerto Maldonado, capital da província de Madre de Diós, que faz fronteira com o estado do Acre, Juliaca, cidade às margens da South American Highway, estrada que cruza o Peru no sentido noroeste-sudeste, até alcançar o Oceano Pacífico. Integram a equipe da SEAPES na expedição os gerentes de Indústria e Comércio, Edgar Menezes Cardoso, de Incentivos Tributários, Aníbal Martins Neto, e o superintendente de Turismo, Manoel Serra.

Fonte: A/I SEAPES

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)