Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Exército repassa bens móveis da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré


  
Entrega foi feita durante reunião preparatória do Seminário Estadual de Cultura nesta sexta-feira (24)

O comandante do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), coronel Paulo Roberto Viana Rabelo, fez a entrega oficial hoje (24) do acervo móvel da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para a Prefeitura de Porto Velho. A entrega foi feita ao presidente da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna, Júlio Yriarte, durante reunião preparatória para o Seminário Estadual de Cultura, programado para quatro e cinco de novembro em Porto Velho.

A entrega oficial do acervo móvel da Estrada de Ferro foi precedida de um inventário realizado durante três meses pelo 5º BEC, 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), Fundação Iaripuna e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao longo da ferrovia, desde Porto Velho até Guajará-Mirim.

O acervo móvel inclui todo o maquinário que foi abandonado ao longo dos trilhos e também as peças que compõe o Museu do complexo ferroviário. “Com isto, a Prefeitura conta com as condições legais para administrar este acervo, que ficou praticamente abandonado ao longo dos trilhos durante cerca de 30 anos”, segundo Iriarte.

Os bens imóveis da ferrovia foram repassados no ano passado para a administração municipal e a prefeitura está trabalhando para a revitalização do acervo, com a reforma de um dos galpões e da praça da Madeira-Mamoré. Em 2009, deverá ser feita a revitalização da Vila da Candelária, com urbanização, asfaltamento e reforma das casas que serviam de moradia para os ferroviários.


Seminário

A reunião preparatória do Seminário Estadual de Cultura contou com a participação de representantes dos produtores culturais, populações tradicionais, Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer e a bancada federal. O seminário está sendo precedido de seis reuniões preparatórias, realizadas pela Secel e Fundação Iaripuna, sendo que quatro já acontecerm, em Seringueiras, Vilhena, Cacoal e Ariquemes. Além do encontro feito hoje, está programado outro em Guajará-Mirim, no dia 28 de outubro.

Durante os encontros, são levantados subsídios que serão levados para discussão durante o Seminário Estadual de Cultura. A proposta levantada em Rondônia fará parte do Plano Nacional de Cultura, cujo projeto de lei está em discussão no Congresso Nacional.

O PNC está sendo elaborado pelos poderes Executivo e Legislativo, com a participação da sociedade, que tem se manifestado através de seminários realizados em todos os Estados.

Participaram dos debates em Porto Velho, o presidente da Fundação Iaripuna, Júlio Yriarte, o secretário Estadual de Cultura, Jucelis Freitas, o presidente da Associação Accunera, Antônio Silvestre (representando as comunidades tradicionais), o produtor cultural Paulinho Rodrigues, a representante da deputada federal Marinha Raupp, Lurdes Maria Soares, e o deputado federal Eduardo Valverde, além de artistas e produtores culturais da Capital.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi