Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Exército repassa bens móveis da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré


  
Entrega foi feita durante reunião preparatória do Seminário Estadual de Cultura nesta sexta-feira (24)

O comandante do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), coronel Paulo Roberto Viana Rabelo, fez a entrega oficial hoje (24) do acervo móvel da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para a Prefeitura de Porto Velho. A entrega foi feita ao presidente da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna, Júlio Yriarte, durante reunião preparatória para o Seminário Estadual de Cultura, programado para quatro e cinco de novembro em Porto Velho.

A entrega oficial do acervo móvel da Estrada de Ferro foi precedida de um inventário realizado durante três meses pelo 5º BEC, 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), Fundação Iaripuna e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao longo da ferrovia, desde Porto Velho até Guajará-Mirim.

O acervo móvel inclui todo o maquinário que foi abandonado ao longo dos trilhos e também as peças que compõe o Museu do complexo ferroviário. “Com isto, a Prefeitura conta com as condições legais para administrar este acervo, que ficou praticamente abandonado ao longo dos trilhos durante cerca de 30 anos”, segundo Iriarte.

Os bens imóveis da ferrovia foram repassados no ano passado para a administração municipal e a prefeitura está trabalhando para a revitalização do acervo, com a reforma de um dos galpões e da praça da Madeira-Mamoré. Em 2009, deverá ser feita a revitalização da Vila da Candelária, com urbanização, asfaltamento e reforma das casas que serviam de moradia para os ferroviários.


Seminário

A reunião preparatória do Seminário Estadual de Cultura contou com a participação de representantes dos produtores culturais, populações tradicionais, Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer e a bancada federal. O seminário está sendo precedido de seis reuniões preparatórias, realizadas pela Secel e Fundação Iaripuna, sendo que quatro já acontecerm, em Seringueiras, Vilhena, Cacoal e Ariquemes. Além do encontro feito hoje, está programado outro em Guajará-Mirim, no dia 28 de outubro.

Durante os encontros, são levantados subsídios que serão levados para discussão durante o Seminário Estadual de Cultura. A proposta levantada em Rondônia fará parte do Plano Nacional de Cultura, cujo projeto de lei está em discussão no Congresso Nacional.

O PNC está sendo elaborado pelos poderes Executivo e Legislativo, com a participação da sociedade, que tem se manifestado através de seminários realizados em todos os Estados.

Participaram dos debates em Porto Velho, o presidente da Fundação Iaripuna, Júlio Yriarte, o secretário Estadual de Cultura, Jucelis Freitas, o presidente da Associação Accunera, Antônio Silvestre (representando as comunidades tradicionais), o produtor cultural Paulinho Rodrigues, a representante da deputada federal Marinha Raupp, Lurdes Maria Soares, e o deputado federal Eduardo Valverde, além de artistas e produtores culturais da Capital.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)