Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Exame de proficiência: Conselho de Odontologia pede no Senado a rejeição


Projeto de Lei tramita no Congresso Nacional, tendo com objetivo a realização do exame de proficiência para os formandos em Odontologia e Medicina. Esta semana, o  presidente do Conselho Federal de Odontologia, Miguel Nobre (FOTO), defendeu a rejeição do projeto de lei que estabelece este  exame para que os novos cirurgiões-dentistas possam exercer a profissão.

Acompanhado do superintendente executivo do CFO, Márcio Coimbra, Nobre expressou aos senadores a preocupação recolhida junto à classe e aos Conselhos Regionais que preparam posições a respeito para encaminhar ao Conselho Federal e que serão repassadas depois aos congressistas.

Segundo Miguel Nobre, o relator da matéria, senador Augusto Botelho (PDT-RR), um dos parlamentares visitados pela direção do Conselho, afirmou que é contra o projeto e que não irá tomar uma posição sem antes ouvir a categoria.

Prova exigiria tempo e custo altos

A prova, objeto de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional atingindo não só aos cirurgiões-dentistas, mas também aos médicos, seria similar ao exame realizado pela OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. Para Miguel Nobre, cada profissão tem suas particularidades e o curso de direito é bem diferente do curso de odontologia, eminentemente prático.

Não acredito que este projeto possa ser aprovado, pois só traria despesas e não teria o objetivo para o qual o autor gostaria. Foi o que disse a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, cirurgiã-dentista Sandra Menezes, se posicionando contra este tipo de exame para os recém formados.

No próximo dia 21 de agosto, representantes da odontologia nacional irão discutir a polêmica em um fórum em Porto Alegre, com a presença do senador Sérgio Zambiasi. 

Mais Sobre Política

Policiais militares organizam café da manhã para governador eleito

Policiais militares organizam café da manhã para governador eleito

O novo governante de Rondônia aceitou ser paraninfo da formatura dos novos sargentos que acontecerá dia 20 de dezembro.A homenagem ao governador Marc

Follador epede explicação sobre criação de Fundo da Segurança

Follador epede explicação sobre criação de Fundo da Segurança

 SALDO DE R$ 530 MILHÕES DOS FUNDOS PODERIAM SER APLICADOS NA MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO Preocupado com a quantidade de fundos criado

Francisco Hidalgo Farina é eleito presidente da FACER

Francisco Hidalgo Farina é eleito presidente da FACER

O empresário Francisco Hidalgo Farina foi eleito na tarde desta sexta-feira (16) presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais d

Emendas de Follador garantem R$ 358 mil a Instituto de Identificação

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta quarta-feira (14) em Porto Velho, durante reunião com autoridades do Instituto de Identificação da