Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Exame de proficiência: Conselho de Odontologia pede no Senado a rejeição


Projeto de Lei tramita no Congresso Nacional, tendo com objetivo a realização do exame de proficiência para os formandos em Odontologia e Medicina. Esta semana, o  presidente do Conselho Federal de Odontologia, Miguel Nobre (FOTO), defendeu a rejeição do projeto de lei que estabelece este  exame para que os novos cirurgiões-dentistas possam exercer a profissão.

Acompanhado do superintendente executivo do CFO, Márcio Coimbra, Nobre expressou aos senadores a preocupação recolhida junto à classe e aos Conselhos Regionais que preparam posições a respeito para encaminhar ao Conselho Federal e que serão repassadas depois aos congressistas.

Segundo Miguel Nobre, o relator da matéria, senador Augusto Botelho (PDT-RR), um dos parlamentares visitados pela direção do Conselho, afirmou que é contra o projeto e que não irá tomar uma posição sem antes ouvir a categoria.

Prova exigiria tempo e custo altos

A prova, objeto de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional atingindo não só aos cirurgiões-dentistas, mas também aos médicos, seria similar ao exame realizado pela OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. Para Miguel Nobre, cada profissão tem suas particularidades e o curso de direito é bem diferente do curso de odontologia, eminentemente prático.

Não acredito que este projeto possa ser aprovado, pois só traria despesas e não teria o objetivo para o qual o autor gostaria. Foi o que disse a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, cirurgiã-dentista Sandra Menezes, se posicionando contra este tipo de exame para os recém formados.

No próximo dia 21 de agosto, representantes da odontologia nacional irão discutir a polêmica em um fórum em Porto Alegre, com a presença do senador Sérgio Zambiasi. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece a agricultura em RO com o Projeto Terra Fértil e entrega veículos para ampliar atendimento aos produtores rurais

Cristiane Lopes fortalece a agricultura em RO com o Projeto Terra Fértil e entrega veículos para ampliar atendimento aos produtores rurais

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)