Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

EUCLIDES RECRIMINA INSULTOS FEITOS AO HINO DE RONDÔNIA


    

...“Lamento profundamente que o professor Carlos Moreira, afronte de maneira tão grosseira um dos símbolos oficiais do Estado de Rondônia...

O deputado Estadual Euclides Maciel criticou, severamente em Tribuna, na tarde desta quarta-feira (14/05), os insultos promovidos contra o Hino de Rondônia divulgados pelo grupo Odisséia, no início desta semana, em mídia local. O parlamentar iniciou seu protesto, parabenizando o jornal eletrônico: www.noticiaro.com que pertence ao jornalista Nelson Townes de Castro que “em manchete publicou a revolta dos pioneiros, bandeirantes e milhares de imigrantes que escolheram e foram escolhidos por este estado novo e promissor para viver e criar suas famílias”.

Ao final do discurso, Euclides Maciel afirmou: “lamento profundamente que o professor Carlos Moreira afronte de maneira tão grosseira um dos símbolos oficiais do Estado de Rondônia e como conseqüência induza alunos, jovens e estudantes a cometer tão horrorosa afronta a um dos Tesouros de Rondônia”. Opinião que foi de imediato compartilhada pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos.

A matéria, intitulada “insultados pelo grupo musical “Odisséia”” diz o seguinte:

“A história de Rondônia é deprimente”. Este é um dos insultos ao povo rondoniense, a sua história e tradições que o grupo musical “Odisséia”, de Porto Velho, vem fazendo em exibições públicas e pela Rede Amazônica de Televisão, em transmissões locais e por via satélite, de uma versão do Hino de Rondônia, com versos que modificam a letra deste símbolo cívico do Estado.

A letra modificada do hino foi escrita pelo vocalista do grupo “Odisséia”, Carlos Moreira, que assume a autoria dos insultos e os canta numa entrevista transmitida nesta segunda-feira (12), através da TV Amazonas, TV Rondônia, Jornal de Rondônia e Bom Dia Rondônia, da Rede Amazônica de Televisão.

Os versos com a música do Hino de Rondônia irradiados pela Rede Amazônica de Televisão são os seguintes: “Somos causadores de queimadas/ E como somos/ Nosso combustível é o dinheiro/ Vim de uma história deprimente/ Nada aos nativos/ Tudo aos posseiros.”

Carlos Moreira, autor dos versos ofensivos é identificado como professor de literatura e de poesia. Os membros do grupo se orgulham de dizer que a versão insultante do Hino de Rondônia “é a mais aplaudida” das músicas que apresentam em seus espetáculos e anunciam que farão um “show performático” (teatral) com essa versão do hino, nesta quinta-feira (15), no Teatro do Sesc, às 20h30.

O grupo “Odisséia” representará Rondônia (não se sabe se com apoio do Poder Público do Estado) no Festival de Música de Maringá (PR), que se realizará proximamente e é possível que cante o hino que insulta Rondônia em alguma exibição nessa cidade paranaense.

O Hino de Rondônia é intensamente reverenciado pela população de Rondônia – especialmente pelos jovens e crianças – e é cantado orgulhosamente pelos moradores de Porto Velho em praticamente qualquer solenidade que se realize aqui.

Composto pelo então governador e intelectual do ex-Território Federal de Rondônia, Joaquim Tanajura, o Hino de Rondônia emociona até mesmo os visitantes do Estado porque retrata a brasilidade e a bravura dos que se tornaram “destemidos pioneiros” e “sentinelas avançadas” do Brasil nesta região de fronteira.(Fonte: Noticiaro.com). 

Fonte: Decom 

 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)