Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ETNODOC 2009 vai premiar 15 documentários com 80 mil reais



A Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, com patrocínio da Petrobras lançaram o Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos – ETNODOC 2009, que tem como objetivo a documentação e difusão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro com a produção de documentários inéditos de 26 minutos para exibição em TVs públicas. ETNODOC 2009 vai premiar 15 documentários com 80 mil reais - Gente de Opinião

Os temas dos documentários devem ser relativos ao patrimônio cultural imaterial brasileiro (saberes, celebrações, formas de expressão e lugares), compreendido, conforme definição da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial aprovada pela Unesco em 2003, como “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”. 

Na avaliação das propostas, a Comissão de Seleção levará em conta, entre outros critérios, a relação com as prioridades da política federal de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial relacionadas à documentação de referências culturais de comunidades historicamente pouco atendidas pelas políticas de patrimônio (indígenas, afro-descendentes, imigrantes e demais grupos socialmente constituídos) bem como situações de multiculturalismo, numa perspectiva de respeito e valorização da diversidade de expressões e agentes sociais formadores da sociedade brasileira. 

Serão apoiados 15 projetos até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) e o valor total previsto para o Edital é de 1.200.000,00 (hum milhão e duzentos mil reais). As inscrições são gratuitas e realizadas de forma integralmente on-line no site www.etnodoc.org.br até o dia 30/12/2009.

Para o Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna, que é cineasta e documentarista, “ espera-se um número de inscrições muito superior aos 466 projetos da primeira edição. E que os documentaristas de Rondônia participem em peso deste Edital ,o mais importante do Brasil sobre patrimônio imaterial como expressão cinematográfica e que poderá mostrar a nossa riqueza nessa área”. 

A Comissão de Seleção será formada por representantes das instituições realizadoras e parceiras do projeto: Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN; Secretaria do Audiovisual/MinC e EBC/TV Brasil; além de pelo menos dois especialistas convidados, da esfera audiovisual, sem vínculo com as citadas instituições. 

Fonte: Aberto Bertagna

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)