Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Etapa Escolar da Olimpíada do Conhecimento acontece durante o SENAI Casa Aberta



De acordo com a coordenadora, Catarina Augusta Araújo a realização da Olimpíada do Conhecimento em sua fase escolar representa implementação de qualidade no processo de treinamento dos alunos Olímpicos. O desenvolvimento da competição durante o SENAI Casa Aberta contribui ao divulgar a competição, levando ao conhecimento de alunos, comunidade e empresários a importância e seriedade da Olimpíada, que é o maior evento de Educação Profissional da América Latina.

“Vale ressaltar que todas as unidades do SENAI de Rondônia estão envolvidas neste processo, onde para fase nacional em 2012, participaremos com 21 ocupações, enfatizando ainda, que o apoio, incentivo e visitação do presidente da FEIRO, Denis Baú e do diretor Regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho e demais componentes da alta direção do Sistema FIERO são uma alavanca impulsionadora para os alunos e colaboradores envolvidos no desenvolvimento da Olimpíada do Conhecimento” afirmou Catarina, que finalizou dizendo que “Estamos confiantes, sentindo a energia vindo de todas as partes. Este ano iniciamos uma nova Era da Olimpíada do Conhecimento para Rondônia, cujos primeiros frutos serão colhidos em 2012 com resultados surpreendentes. Aguardem”.

Já o instrutor da área Automotiva da Escola SENAI Marechal Rondon, Reginaldo Jesus, explicou que a Fase Escolar visa classificar os alunos para a Fase Estadual da Olimpíada do Conhecimento, que acontece em novembro deste ano, durante a Feira Internacional da Indústria de Rondônia FEIRON 2010 – Abrindo fronteiras, fechando negócios, que a FIERO realiza no SESI Clube, em Porto Velho, de 10 a 13 de novembro.

Durante o segundo dia do SENAI Casa Aberta 19 alunos iniciaram suas provas em quatro modalidades – Técnico em Segurança no Trabalho, Mecânica de Automóvel, Mecânica Diesel e Mecânica de Motocicleta. Os competidores são observados e avaliados por professores e instrutores.

O instrutor ressalta que é apresentada uma determinada situação para que o aluno, por meio de seus conhecimentos vai identificar onde está e qual o problema e como resolvê-lo. “Aquele aluno que estiver dentro do padrão exigido é selecionado. Na verdade o aluno não precisa apenas resolver o problema, mas trabalhar dentro da lógica. Seguir uma linha de raciocínio, organização, limpeza, segurança. Ele precisa demonstrar sua habilidade, não somente para resolver a situação como também para mostrar seu conhecimento de forma segura e organizada”, afirmou.

Jesus falou que o Casa Aberta o surpreendeu em todos os sentidos. “No meu ponto de vista o evento tem superado as expectativas. Mesmo sendo a primeira vez em que o SENAI de Rondônia participa do Casa Aberta, um evento realizado nacionalmente. Esperamos que isso se transforme em regra aqui na Escola e que possamos, a partir de agora realizar e participar todos os anos”.

Ele finalizou frisando que o Casa Aberta não é importante apenas para o SENAI, mas para todo o Estado de Rondônia. “O evento é uma oportunidade que a população tem para conhecer a nossa Escola e o que ela tem a oferecer. É importantíssimo para os estudantes, pois assim eles têm acesso aos cursos por meio dos nossos alunos. Desta forma os estudantes se identificam ao verem alguém da mesma idade batalhando, estudando, aprendendo, adquirindo conhecimento para no futuro se tornar um profissional qualificado e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Sentimos orgulho do SENAI Casa Aberta, um evento que abre as portas para o conhecimento para estas pessoas que conhecem pouco ou quase nada do SENAI”.

As competições da Fase Estadual da OC serão disputadas durante a FEIRON 2010 com a participação de todas as unidades do SENAI de Rondônia. Nesta ocasião serão selecionados os alunos que participarão da Olimpíada do Conhecimento 2012. O SENAI Rondônia vai participar em várias modalidades, como Refrigeração, Mecânica Diesel, Mecânica de Autos, Eletricidade Predial e Industrial, Confeitaria, Panificação, Corte e Costura, entre outras ocupações.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)