Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 - 11h02
Alunos da Escola Municipal Deigmar Souza de Moraes, em Cujubim Grande, zona Rural de Porto Velho, criaram um jornal escolar para divulgar as notícias da comunidade e do estabelecimento de ensino. Na manhã da última quinta feira (4), foi realizado um concurso entre os estudantes para escolher o nome do informativo. Os idealizadores do jornal participam do programa Mais Educação do Governo Federal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Seis nomes foram selecionados para participarem da final que escolheu o nome do informativo: Jornal da Escola Deigmar, Jornal do Estudante, De Frente com o Conhecimento, Jornal do Aprendizado, Jornal Interesse de Aprender e Jornal Notícias da Hora. Este último, sugerido pela aluna Gisele Lima Ferreira, do 5º ano A, foi o vencedor, com 181 votos. O segundo colocado – Jornal Interesse de Aprender -, tirou 75 votos.
A estudante Maria Daiane Bernardo Batista (5º ano A) gostou da idéia. “Acho que vai ser legal porque é a primeira vez que tem um jornal na escola”, diz. Ela sugeriu que sejam publicados assuntos sobre meio ambiente e tratamento de lixo. A monitora do Jornal Escolar, Jamília de Souza, espera que o informativo alcance o sucesso almejado. Acredita que a união de idéias (de alunos e professores) pode resultar em um bom trabalho.
Mais Educação
O Mais Educação é um programa de Educação Integral criado pelo Governo Federal e executado em parcerias com as prefeituras. Conforme a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Semed, Gláucia Negreiros, 41 escolas do Município participam do programa. Os alunos são envolvidos em oficinas de cultura, arte, esporte, lazer, educomunicação, meio ambiente e inclusão digital.
O Jornal Escolar faz parte das atividades de Educomunicação. A idéia é utilizar materiais da mídia impressa para desenvolver projetos educativos nas dependências das escolas. Com isso, ajudam os alunos a praticarem cidadania, auxiliando na melhoria de relações entre as pessoas. Além disso, promove reflexões sobre sexualidade, saúde, meio ambiente e preconceito, dentre outros temas abordados.
Os monitores de jornal das escolas municipais de Porto Velho receberão material de apoio para a aplicação das oficinas, contendo Guia de Programação Visual, Caderno de Apoio ao Educador e Guia do Jornal Escolar, elaborados pela Ong Comunicação e Cultura – Fala Escola, de Fortaleza (CE), que firmou parceria com a Semed.
Fonte: Augusto José
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató
Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste
A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n
Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e
Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB
Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal