Segunda-feira, 2 de maio de 2011 - 14h01
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental, realizou na manhã da última sexta-feira (29) uma reunião para tratar sobre a retomada das atividades da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Rondônia – CIEARO. O encontro contou com a presença dos representantes dos mais diversos segmentos que fazem parte da Comissão.
Durante a reunião a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maria Rilmacy Leandro Ribeiro fez uma explanação sobre a importância da comissão, enfatizando iniciativas de educação ambiental que visam minimizar os impactos negativos à natureza e ao próprio homem.
Essas iniciativas, de acordo com a coordenadora, têm sido conduzidas pelos mais diversos atores sociais, na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Os representantes dos órgãos que compõem a CIEARO mostraram disposição em iniciar imediatamente as ações de educação ambiental. Essas ações serão estrategicamente planejadas na próxima reunião que acontecerá no dia 12 de maio no auditório do Conselho Estadual de Educação.
Resgate histórico
O processo de ocupação do espaço local e global tem sido definido através das relações entre a sociedade e o meio ambiente em que vive. Os fatos históricos refletem que essas relações durante muito tempo, têm sido norteadores por um objetivo de crescimento econômico que nega a natureza e impõe desigualdades sociais que geram degradações ambientais.
A “conquista” dos espaços rondoniense e seu processo de povoamento e desenvolvimento se deu de forma desordenada, provocando devastação e desperdícios de seus recursos naturais.
O rápido crescimento de Rondônia, principalmente nas duas últimas décadas, vem causando grande impacto ao meio ambiente. A crise ambiental veio questionar a racionalidade e os paradigmas que impulsionaram a degradação ambiental como também trazer para a discussão a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais usados como matéria-prima para as atividades econômicas.
Educação Ambiental
Como estratégia, surgiu a Educação Ambiental – um processo interdisciplinar, holístico, permeador de todas as relações e atividades humanas que se construído, por todos os atores sociais, todas as instituições em parceria, poderão não apenas minimizar esses impactos, mas reduzi-los progressivamente.
As discussões em torno da problemática ambiental, tem sido uma constante na atuação de órgãos do poder público, iniciativa privada, dos movimentos e organizações sociais, academias e outros, com o objetivo comum de melhorar a qualidade de vida do planeta.
Rondônia conta com inúmeras iniciativas institucionais voltadas para desenvolver ações na tentativa de solucionar a crise ambiental. Em meio a essas iniciativas, no ano de 1988 foi criada a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Rondônia.
Essa Comissão foi como parte estratégica para a articulação de um Fórum de discussão de Políticas Públicas em Educação Ambiental em Rondônia. A CIEARO é composta por representantes dos grupos de organização governamental representando os Conselhos de Meio Ambiente e Educação, e também representantes de grupos da sociedade civil que devem desempenhar não somente ações pontuais como: Semana do Meio Ambiente, Semana da Água e outros eventos (Encontros, Fóruns, Conferências) sobre o meio ambiente, mas principalmente ações articuladas concretas e contínuas que constituem a gestão e coordenação da Política de Educação Ambiental em Rondônia.
Em maio de 2006, a CIEARO foi Instituída através do decreto N. 12180, com as atribuições de promover a discussão, o acompanhamento e avaliação da gestão e coordenação da política de educação ambiental no estado de Rondônia.
Fonte; Decom
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p