Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Estado procura lado errado ao negociar dívida do Beron


 Inconformado com o desconto de cerca de R$ 12 milhões do Fundo de Participação dos Estados(FPE), feito pela Fazenda, o Governo do Estado de Rondônia, vai protocolar nesta segunda-feira(14) no Supremo Tribunal Federal(STF) uma ação judicial contra a União, pelo descumprimento da resolução do Senado Federal que, em dezembro passado, determinou a suspensão do pagamento da dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia(Beron).

O impasse que foi parar nos tribunais, e sob a ameaça de o governador do estado, Ivo Cassol(sem partido), declarar moratória, mobilizou em pleno recesso parlamentar, a Bancada de Rondônia, Coordenado pelo Deputado Eduardo Valverde(PT). Valverde que suspendeu sua agendo no estado e se deslocou para Brasília, onde desde então tem se reunido com ministros, tem tentado buscado reabrir o diálogo entre governo federal e estadual, rompido depois das precipitações.

Precipitações essas, orquestradas pela oposição, que segundo o deputado Eduardo Valverde, não soube agir diplomaticamente na tentativa de buscarem alternativas que não o confronto político.

Para Valverde, o erro começou quando o governo estadual, buscando a oposição, transformaram uma questão técnica em querela política. Segundo o petista, não há nenhuma ilegalidade na cobrança efetuada pela União, pois há um contrato bilateral, que legitima a ação. Tanto, que na época do contrato, o estado se comprometeu a pagar as parcelas estipuladas.

" O governo local, tem ao tomar atitudes precipitadas se afastado cada vez mais de procurar uma solução eficaz e rápida para o problema do Beron. A oposição não tem ajudado quando instiga o estado a procurar toda sorte de impedimentos jurídicos para o não cumprimento de uma obrigação," ressatou.

Para o Coordenador da Bancada, a saída que ele tem buscado ao costurar com o Governo Federal, tem sido tratada pelos governistas com muita responsabilidade. Isto porque uma ação precipitada abriria precedentes a outras dívidas em outros estados.

" Estávamos dentro de um processo negocial, que foi interrompido por ações inflamadas de alguns, que não têm pensado no estado, e sim, em simplesmente criticar e criar empecilhos às negociações", concluiu. 

Fonte: Leila Brito

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)