Segunda-feira, 14 de janeiro de 2008 - 10h49
Inconformado com o desconto de cerca de R$ 12 milhões do Fundo de Participação dos Estados(FPE), feito pela Fazenda, o Governo do Estado de Rondônia, vai protocolar nesta segunda-feira(14) no Supremo Tribunal Federal(STF) uma ação judicial contra a União, pelo descumprimento da resolução do Senado Federal que, em dezembro passado, determinou a suspensão do pagamento da dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia(Beron).
O impasse que foi parar nos tribunais, e sob a ameaça de o governador do estado, Ivo Cassol(sem partido), declarar moratória, mobilizou em pleno recesso parlamentar, a Bancada de Rondônia, Coordenado pelo Deputado Eduardo Valverde(PT). Valverde que suspendeu sua agendo no estado e se deslocou para Brasília, onde desde então tem se reunido com ministros, tem tentado buscado reabrir o diálogo entre governo federal e estadual, rompido depois das precipitações.
Precipitações essas, orquestradas pela oposição, que segundo o deputado Eduardo Valverde, não soube agir diplomaticamente na tentativa de buscarem alternativas que não o confronto político.
Para Valverde, o erro começou quando o governo estadual, buscando a oposição, transformaram uma questão técnica em querela política. Segundo o petista, não há nenhuma ilegalidade na cobrança efetuada pela União, pois há um contrato bilateral, que legitima a ação. Tanto, que na época do contrato, o estado se comprometeu a pagar as parcelas estipuladas.
" O governo local, tem ao tomar atitudes precipitadas se afastado cada vez mais de procurar uma solução eficaz e rápida para o problema do Beron. A oposição não tem ajudado quando instiga o estado a procurar toda sorte de impedimentos jurídicos para o não cumprimento de uma obrigação," ressatou.
Para o Coordenador da Bancada, a saída que ele tem buscado ao costurar com o Governo Federal, tem sido tratada pelos governistas com muita responsabilidade. Isto porque uma ação precipitada abriria precedentes a outras dívidas em outros estados.
" Estávamos dentro de um processo negocial, que foi interrompido por ações inflamadas de alguns, que não têm pensado no estado, e sim, em simplesmente criticar e criar empecilhos às negociações", concluiu.
Fonte: Leila Brito
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos
A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)