Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Estado inicia curso de formação de 2290 agentes comunitários de saúde


O governo de Rondônia inicia, no próximo mês de abril, um curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A capacitação irá atender 2290 pessoas de todos os 52 municípios. O curso, em nível técnico, abordará temas e atividades específicas da área de atuação. O projeto de formação é desenvolvido pelo Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde – Cetas.

"É uma determinação do governador Ivo cassol que, a secretaria de saúde contribua de maneira efetiva, para a qualificação dos profissionais da área. Esse é um fator que a administração estadual considera fundamental para as atividades da secretaria. O curso formativo de agente comunitário vem ao encontro dessa determinação", explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

O curso será desenvolvido de forma descentralizada. Em Porto Velho serão 240 pessoas capacitadas. Nas 51 cidades do interior serão qualificadas 2050 pessoas. As aulas acontecerão em todos os municípios. As equipes de professores iniciarão o curso, pelo Cone Sul, em seguida atenderão os municípios da Zona da Mata e da região central do Estado.

O curso formativo de agente comunitário de saúde, em nível técnico, abordará temas e atividades específicas da área de atuação. A capacitação terá 400 horas/aula e envolverá atividades práticas e teóricas. "As aulas abrangerão temas como a identificação da realidade sociocultural e sanitária da população, ações de epidemiologia, situações de risco e promoção do desenvolvimento social", explicou Nancy Freitas, diretora do Cetas.

Fonte: Toninha Lima – DRT/RO – 234 

Mais Sobre Política

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Durante o ano passado, os deputados estaduais rondonienses começaram a colocar fim aos abusos praticados pela atual concessionária de energia elétri

As eleições de outubro

As eleições de outubro

Sete meses e quinze dias nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e um vereadores.

Esgotamento sanitário de Ji-Paraná foi uma das grandes lutas do presidente Laerte Gomes em 2019

Esgotamento sanitário de Ji-Paraná foi uma das grandes lutas do presidente Laerte Gomes em 2019

Uma grande ação política, encampada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) garantiu o início das obras do esgotamento sanitá