Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Esron recebe comenda maçônica em noite solene


Jornalista, Historiador, Professor, Capitão Bombeiro. Além desses títulos o humaitaense Esron Penha de Menezes, quase 93 anos de idade e há 80 anos residindo em Porto Velho, recebeu, na noite da última quarta-feira, 10, uma nova homenagem da Maçonaria, a venera condecoração mérito de Dom Pedro I, a maior comenda que um maçônico pode aspirar, conforme os oradores durante o ato solene realizado na Loja União e Perseverança que se prepara para comemorar os 90 anos de fundação, ano que vem.

Realizada com todo ritual inerente a um acontecimento dessa magnitude, a sessão foi presidida pelo grão-mestre do Grande Oriente, Euclides Fróes, e contou com presenças de representantes da maioria das lojas maçônicas de Porto Velho, além de um público formado por convidados - dentre eles os historiadores Yeda Borzacov, Abnael Machado de Lima e Francisco Matias, e familiares de Esron. 

Esron Menezes foi conduzido ao salão onde aconteceu a sessão pelo mais novo membro da loja União e Perseverança, ambos ladeados por uma guarda-de-honra, e a seguir foi recebido pelo seu irmão maçônico o médico Jacob de Freitas Atallah, a pedido do próprio homenageado para lembrar que há 64 anos, quando ele ingressou na maçonaria, quem colocou o avental branco foi o comerciante Abdon Jacob Atallah, pai do dr. Jacob. 

Na ocasião foi explicado aos presentes que a homenagem prestada pela Grande Oriente do Brasil, com a entrega da comenda D. Pedro I, é um fato raro e só poucos detém a honraria, sendo que em 90 anos de funcionamento foi a primeira vez que isso aconteceu na União e Perseverança. 

Em seu discurso, Esron Menezes, que, mesmo reconhecendo seu direito de falar sentado fez questão de ler seu discurso de pé, disse que estava sendo atendido seu desejo de que o recebimento da comenda D. Pedro I acontecesse na mesma loja onde ele fora iniciado, lembrou outros seus irmãos maçônicos e destacou que seu próprio pai era membro da maçonaria, fazendo questão de enfatizar a figura do seu "padrinho" Abdon Jacob Atallah que, como Esron, também recebeu o Grau 33, o mais alto alcançado pelos membros. 
 
Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Com intuito de diminuir as filas de espera da região e contribuir para que a população tenha acesso à saúde, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemo

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

No último sábado (4), a ação social "Coração em Ação", idealizada e coordenada pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), reuniu mais de 3 m

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)