Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Esperneio violento + A retomada + Haja urubus + Chá de sumiço


Esperneio violento + A retomada + Haja urubus + Chá de sumiço  - Gente de Opinião

Esperneio violento 

As cenas deploráveis protagonizadas por fanáticos adeptos do presidente Donald Trump tentando impedir a oficialização da vitória do presidente eleito, Joe Biden, a pretexto de supostas fraudes sem qualquer prova, são um atentado à democracia. Como os EUA são copiados pelo mundo afora, desde modismos inconsequentes até teorias da conspiração, é um incentivo a fanáticos de outras regiões do mundo para tentar impedir a alternância no poder, regra de ouro da democracia. 

Quando os candidatos se apresentam, homologados por seus partidos, cumprem um ritual legal e jurídico baseado nas regras, sob o crivo do Ministério Público e mediação da JustiçaAs regras, passo a passo, foram definidas em leis. Os recursos dos inconformados vão a julgamento segundo critérios com os quais o candidato concorda ao concorrer. Alegar fraudes sem provas é um crime a mais, porque agride a democracia e as leis. 

É golpear a ordem, já que o candidato requer a candidatura tendo ciência dos pormenores legais. Alegar fraude sem provas é um velho costume das chamadas repúblicas bananeiras que as expõe ao ridículo perante o mundo. Mas nos EUA tentar impedir a posse de um presidente legitimamente eleito é fazer da orgulhosa Terra da Liberdade uma “Banana Split Republic”. O jus esperneandi deixa de ser apenas ridículo: passa a ser um violento mau exemplo. 

................................................................... 

A retomada 

O ex-presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB) es voltando as atividades políticas depois da derrota sofrida em 2018 ao governo do estado por Marcos Rocha. Foi aconselhado a retomar a carreira com a disputa de um cargo a Assembleia Legislativa ou a Câmara dos Deputados. Maurão, que originalmente tem bases na região do café atualmente fincou os pés em Porto Velho, sua maior base eleitoral nos dias de hoje. 

Haja urubus 

Fui bisbilhotar a chegada das embarcações de Manaus (lotadas de coronavirus?) no porto do Cai N’Agua em Porto Velho  no final de semana e aproveitei para constatar a elevada presença de urubus no pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, recém revitalizada pela Usina de Santo Antônio. Ficam empoleirados nas caixas de água e outros pontos próximos ao matagal na parte traseira da Estrada de Ferro. Ainda faltam alguns acabamentos para declarar que tudo já foi concluído por lá. 

Chá de sumiço 

Por conta de culpas na justiça, algumas já quitadas, vários ex-presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia sumiram do pedaço ou cumprem prisões domiciliares nos últimos anos. Temos como casos mais conhecidos Marcos Antônio Donadon (Vilhena), Carlão de Oliveira (Alta Floresta), Natanael Santos (Ariquemes), Valter Araújo (Porto Velho). Já, Hermínio Coelho (Porto Velho) e Maurão de Carvalho (Ministro Andreazza) finalizaram suas gestões sem a justiça nos calcanhares. 

Grande força 

Mesmo detonada em algumas legislaturas, a Assembleia Legislativa foi uma verdadeira escola de lideranças desde que foi implantada em 1983 para formalizar a primeira Constituição do estado. De lá emergiram governadores, como Oswaldo Piana (Porto Velho) e José Bianco (Ji-Paraná). Senadores do porte de Ernandes Amorim (Ariquemes), Amir Lando (Porto Velho), Ronaldo Aragão (Cacoal). Até um ministro, como foi o caso do Ministro da Previdência Amir Lando nos anos 90. 

Zona de expansão 

Agora incluído no Plano Diretor para receber melhorias, o setor chacareiro na região da Zona Leste de Porto Velho, faz parte do plano de expansão urbana dmunicípio assim como as terras localizadas a margem esquerda do Rio Madeira, na BR 319, onde pipocaram loteamentos clandestinos nos últimos anos. A regularização fundiária se torna mais um desafio, porque quase a totalidade das propriedades na zona de expansão não é escriturada. 

Via Direta 

*** O IPTU de Porto Velho viria salgado em 2021, com reajuste para compensar anos anteriores, mas o prefeito Hildon Chaves reverteu a situação para valores módicos e com descontos ***Não há fiscalização que dê jeito para proibir as festas de final de semana que espalham o coronavirus em Porto Velho. É como enxugar gelo *** O agronegócio vai garantindo o pagamento do funcionalismo púbico em dia também em 2021. Rondônia tem uma balança comercial positiva *** Não crescemos como o tigre amazônico da era Ivo Cassol e Confúcio Moura, mas Marcos Rocha vai garantindo a rapadura com as contas em dia *** Vários ex-prefeitos já ensaiando candidaturas em 2022. Casos de Thiago Flores (Ariquemes), Jesualdo Pires (Ji-Paraná), Roberto Sobrinho (Porto Velho), possíveis postulantes a Câmara dos Deputados .    

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)