Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Especialistas elogiam as obras da EFMM



Especialistas em restauração elogiam as obras nos galpões da EFMM e repudiam 'críticas levianas'



PORTO VELHO, quinta-feira, 09/10/2088 - O arquiteto José Leme Galvão Jr., Gerente de Sítios Históricos do IPHAN e o engenheiro-civil Valter Vilhena Valio vistoriaram as obras de recuperação dos galpões da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré nesta quarta-feira (8), e elogiaram os trabalhos.

A vistoria foi aberta à imprensa e os técnicos repudiaram em entrevistas aos jornalistas presentes acusações levianas de pessoas que se intitulam falsamente amigas da ferrovia e de seu patrimônio histórico...

"Tomamos conhecimento de algumas acusações levianas a respeito da qualidade técnica da recuperação dos galpões, que certamente partiram de gente que desconhece por completo o assunto" – disse o engenheiro Vilhena, um especialista em estruturas metálicas e restauração de bens históricos, tendo acumulado vasta experiência em obras de restauro realizadas em várias cidades do Brasil.

Ex- Superintendente Regional do IPHAN em Goiás, Vilhena conhece todas as exigências que o Instituto faz para este tipo de intervenção em bens tombados..

Vilhena foi o consultor da obra da EFMM, emitindo pareceres e colocando necessidades técnicas para resolver os problemas que foram aparecendo durante a execução do projeto.

"Seguimos exatamente o que preconiza a moderna técnica de restauração de bens tombados" – disse Vilhena aos jornalistas que acompanharam a inspeção.

O Iphan havia convidado toda a imprensa de Porto Velho a acompanhar a visita, bem como membros de uma autodenominada Associação de Amigos da EFMM. Os membros da associação não compareceram.. 

Especialistas elogiam as obras da EFMM - Gente de Opinião
O eng. Valter Vilhena , especialista em obras de restauração contesta acusações levianas sobre a obra no galpão da EFMM

EXEMPLO PARA O BRASIL

O Gerente de Sítios Históricos do IPHAN, o arquiteto José Leme Galvão Jr que acompanhou todo o processo de aprovação dos projetos, e disse aos repórteres que  "tudo tem ficado de acordo com as exigências do IPHAN".

Ele enfatizou que o O DEPAM – Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização "envolveu o seu melhor corpo técnico para esta obra, que é um paradigma dentro do Brasil, por sua singularidade"

O Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna disse que a experiência adquirida com o primeiro galpão "certamente trará resultados benéficos quando da recuperação do segundo galpão." 

Para exemplificar , citou que "o processo de busca e aprovação da tinta ideal demandou mais de um mês, e ela só foi aprovada após exaustivos testes de durabilidade, proteção e fidelidade às cores originais do início do século passado."

 

NÃO É OBRA COMUM

Bertagna disse que" tudo leva mais tempo porque não é uma obra comum".Ele revelou que  quando se mexeu nas sapatas da sua estrutura é que se notou que "o galpão não duraria mais tempo se não houvesse esta intervenção", porque "já estava tudo apodrecido pelo tempo e pela falta de manutenção adequada.".

"O cuidado do IPHAN com os mínimos detalhescertamente trará para a população de Porto Velho um local agradável, preservando, respeitando e devolvendo ao povo a sua natureza histórica que estava há um século abandonada" – concluiu Bertagna.

Fonte: Agência ANA/ Nelson Townes, MTB 327, DRT/AM

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)