Quinta-feira, 9 de outubro de 2008 - 11h05
Especialistas em restauração elogiam as obras nos galpões da EFMM e repudiam 'críticas levianas'
PORTO VELHO, quinta-feira, 09/10/2088 - O arquiteto José Leme Galvão Jr., Gerente de Sítios Históricos do IPHAN e o engenheiro-civil Valter Vilhena Valio vistoriaram as obras de recuperação dos galpões da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré nesta quarta-feira (8), e elogiaram os trabalhos.
A vistoria foi aberta à imprensa e os técnicos repudiaram em entrevistas aos jornalistas presentes acusações levianas de pessoas que se intitulam falsamente amigas da ferrovia e de seu patrimônio histórico...
"Tomamos conhecimento de algumas acusações levianas a respeito da qualidade técnica da recuperação dos galpões, que certamente partiram de gente que desconhece por completo o assunto" disse o engenheiro Vilhena, um especialista em estruturas metálicas e restauração de bens históricos, tendo acumulado vasta experiência em obras de restauro realizadas em várias cidades do Brasil.
Ex- Superintendente Regional do IPHAN em Goiás, Vilhena conhece todas as exigências que o Instituto faz para este tipo de intervenção em bens tombados..
Vilhena foi o consultor da obra da EFMM, emitindo pareceres e colocando necessidades técnicas para resolver os problemas que foram aparecendo durante a execução do projeto.
"Seguimos exatamente o que preconiza a moderna técnica de restauração de bens tombados" disse Vilhena aos jornalistas que acompanharam a inspeção.
O Iphan havia convidado toda a imprensa de Porto Velho a acompanhar a visita, bem como membros de uma autodenominada Associação de Amigos da EFMM. Os membros da associação não compareceram..
![]() |
| O eng. Valter Vilhena , especialista em obras de restauração contesta acusações levianas sobre a obra no galpão da EFMM |
EXEMPLO PARA O BRASIL
O Gerente de Sítios Históricos do IPHAN, o arquiteto José Leme Galvão Jr que acompanhou todo o processo de aprovação dos projetos, e disse aos repórteres que "tudo tem ficado de acordo com as exigências do IPHAN".
Ele enfatizou que o O DEPAM Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização "envolveu o seu melhor corpo técnico para esta obra, que é um paradigma dentro do Brasil, por sua singularidade"
O Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna disse que a experiência adquirida com o primeiro galpão "certamente trará resultados benéficos quando da recuperação do segundo galpão."
Para exemplificar , citou que "o processo de busca e aprovação da tinta ideal demandou mais de um mês, e ela só foi aprovada após exaustivos testes de durabilidade, proteção e fidelidade às cores originais do início do século passado."
NÃO É OBRA COMUM
Bertagna disse que" tudo leva mais tempo porque não é uma obra comum".Ele revelou que quando se mexeu nas sapatas da sua estrutura é que se notou que "o galpão não duraria mais tempo se não houvesse esta intervenção", porque "já estava tudo apodrecido pelo tempo e pela falta de manutenção adequada.".
"O cuidado do IPHAN com os mínimos detalhescertamente trará para a população de Porto Velho um local agradável, preservando, respeitando e devolvendo ao povo a sua natureza histórica que estava há um século abandonada" concluiu Bertagna.
Fonte: Agência ANA/ Nelson Townes, MTB 327, DRT/AM
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes
O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)