Quinta-feira, 9 de outubro de 2008 - 19h00
A Gerência de Programas Estratégicos de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está realizando palestras com profissionais das áreas de endocrinologia, nutrição, educação física, psicologia e cirurgia plástica, para marcar o Dia Nacional de Combate à Obesidade, que será realizado neste sábado, 11.
As palestras, que iniciaram na manhã desta sexta-feira, 9, no Auditório da Universidade Federal de Rondônia Unir, fazem parte de uma Ação de Promoção à Saúde, que está sendo realizada através das coordenações estaduais de Obesidade e Hipertensão e Diabetes, em parceria com as faculdades Ulbra e São Lucas, Unimed, Geap, Semes, Unir, Sesi, Associação Rondoniense de Combate à Obesidade e empresa Minalinda.
Todas essas entidades estarão reunidas na tarde de hoje, 10, a partir das 16h30, no Espaço Alternativo, com atividades de orientação e prevenção à obesidade e doenças decorrentes, avaliação física, aferição de pressão arterial, exame de colesterol, orientações educativas com distribuição de folderes e orientação a atividades físicas.
O local foi escolhido por convergir um maior número de pessoas que buscam o Espaço Alternativo para a prática de caminhada, com o propósito de alcançar melhores condições de saúde. Para o secretário Estadual de Saúde, Milton Moreira, as parcerias que potencializam as ações de prevenção e promoção da saúde são sempre muito produtivas. Neste caso, as atividades se darão num local propício, onde os interessados já estão presentes e podem participar e receber as orientações diretamente.
Sedentarismo aumenta números da doença
A obesidade é uma doença crônica, que pode ser causada por vários fatores. Dados da Organização Mundial de Saúde confirmam que a vida sedentária áreas de endocrinologia, nutrição, educação física, psicologia e cirurgia plástica, e os maus hábitos alimentares são os principais fatores que contribuem para o alarmante aumento dessa doença. Assim como a fome e a desnutrição, a obesidade vem tomando proporções de epidemia mundial, com mais de um bilhão de pessoas adultas com sobrepeso; 300 milhões de obesos, alcançando as crianças em números de 17,6 milhões. No Brasil, de acordo com o IBGE, o sobrepeso e a obesidade atingem 40,6% da população adulta, cerca de 38 milhões de pessoas, sendo que desses, 11%, ou 10,5 milhões, são obesos.
De acordo com as informações da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde, da Sesau, as pesquisas alertam, principalmente, para os problemas de saúde gerados pela obesidade ou sobrepeso, como o DIABETES tipo II, hipertensão arterial, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, que podem causar mortes prematuras.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)