Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Escuridão amazônica é a pior do País


A Amazônia tem a menor cobertura de domicílios atendidos com energia elétrica entre todas as regiões do País, mesmo com o excepcional potencial hidráulico de 120 milhões de megawatts (MW), quase a metade do volume nacional de 260 milhões de MW. O déficit no setor rural da região ultrapassa dois milhões domicílios sem acesso à eletricidade, conforme o deputado Henrique Afonso (PT-AC). Ou a metade, segundo a estatística oficial.

O governo admite essa situação na versão final para consulta do estudo Plano Amazônia Sustentável (PAS), elaborado pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios do Meio Ambiente, Integração Nacional e Planejamento, Orçamento e Gestão. O PAS abrange a Amazônia Legal, que inclui os estados da região norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) mais o estado de Mato Grosso e a maior parte do Maranhão.

Só um décimo da potência

Para os 260 milhões de MW de potência hidráulica nacional, a Amazônia responde por quase a metade (120 milhões de MW). Contudo, a capacidade instalada restringe-se apenas a 10% desse potencial (12,23 milhões MW), enquanto no restante do País supera os 50% (capacidade instalada de 76,5 milhões de MW para um potencial de 140 milhões de MW).

Conforme o PAS, a produção de energia elétrica somou 51,60 milhões de gigawatts/hora em 2004, com destaque para o Pará (31,39 milhões de GWh), secundado pelo Amazonas, Mato Grosso e Tocantins, todos com produção entre 4,6 milhões e 5,5 milhões de GWh. Gigawatt é  um watt seguido de nove zeros, ou seja, um bilhão de watts.

Câmara abre debate

Na reunião ordinária desta semana a Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado Henrique Afonso (PT-AC), solicitando audiência pública sobre o assunto.

Afonso reconhece a importância do Programa do governo federal Luz para Todos, que desde 2004 promove a inclusão de comunidades isoladas no atendimento energético, no entanto, lembra as dificuldades vividas pelas populações com difícil acesso à energia. "No Brasil, cerca de cinco milhões de domicílios brasileiros, totalizando 15 milhões de habitantes, não têm acesso à energia elétrica; dois milhões desse total estão nas regiões isoladas do norte", destacou.

Saiba mais:

* Ponto polêmico: o Plano Amazônia Sustentável quer colocar o debate acerca do desenvolvimento da Amazônia no contexto do desenvolvimento do País, inclusive com a perspectiva de revisão de velhas abordagens que predominaram na interpretação da região.

* O relatório governamental expõe 23 itens no subtítulo Amazônia Hoje; dez itens no subtítulo Estratégias para o Futuro; e possui seis anexos.

* A Amazônia Brasileira não deve ser considerada de forma isolada, constatam os técnicos.

* A prioridade estabelecida na política externa do governo federal, de ênfase na integração nacional, leva a uma preocupação maior com a Amazônia Sul-Americana, eles assinalam.

* A Bacia Amazônica e o Bioma Florestal são as principais referências.

                                                     * * *

Fonte: MONTEZUMA CRUZ:
Editor da Agência Amazônia de Notícias e nosso colaborador.
Foto: catarinag.blogs

 


Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Delegado Camargo que garante anistia a policiais penais e amplia proteção à liberdade de expressão na segurança pública é aprovado

Projeto de Delegado Camargo que garante anistia a policiais penais e amplia proteção à liberdade de expressão na segurança pública é aprovado

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o projeto de lei 1290/26 de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos) que concede anistia

Assembleia Legislativa lança plataformas de streaming ‘Fala Deputado’ e Elero

Assembleia Legislativa lança plataformas de streaming ‘Fala Deputado’ e Elero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) lançou, na última quarta-feira (8), no plenarinho da Casa de Leis, as plataformas de streaming “Fala

Autoria de Eduardo Girão (NOVO-CE), os 300 anos de Fortaleza ganha sessão especial no Senado Federal na segunda-feira (13/4)

Autoria de Eduardo Girão (NOVO-CE), os 300 anos de Fortaleza ganha sessão especial no Senado Federal na segunda-feira (13/4)

Nesta segunda-feira, 13 de abril, o plenário do Senado Federal realizará uma sessão solene pelo tricentenário de fundação de Fortaleza, que tem raíz

Chega de Isolamento: Projeto de lei da deputada Cristiane Lopes que amplia voos e reduz os preços das passagens tem o requerimento de urgência aprovado na Câmara

Chega de Isolamento: Projeto de lei da deputada Cristiane Lopes que amplia voos e reduz os preços das passagens tem o requerimento de urgência aprovado na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou, em Brasília, o regime de urgência do Projeto de Lei nº 539/2024, conhecido como PL da Cabotagem Aérea, marcando um a

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)