Sexta-feira, 1 de junho de 2007 - 18h03
A Amazônia tem a menor cobertura de domicílios atendidos com energia elétrica entre todas as regiões do País, mesmo com o excepcional potencial hidráulico de 120 milhões de megawatts (MW), quase a metade do volume nacional de 260 milhões de MW. O déficit no setor rural da região ultrapassa dois milhões domicílios sem acesso à eletricidade, conforme o deputado Henrique Afonso (PT-AC). Ou a metade, segundo a estatística oficial.
O governo admite essa situação na versão final para consulta do estudo Plano Amazônia Sustentável (PAS), elaborado pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios do Meio Ambiente, Integração Nacional e Planejamento, Orçamento e Gestão. O PAS abrange a Amazônia Legal, que inclui os estados da região norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) mais o estado de Mato Grosso e a maior parte do Maranhão.
Só um décimo da potência
Para os 260 milhões de MW de potência hidráulica nacional, a Amazônia responde por quase a metade (120 milhões de MW). Contudo, a capacidade instalada restringe-se apenas a 10% desse potencial (12,23 milhões MW), enquanto no restante do País supera os 50% (capacidade instalada de 76,5 milhões de MW para um potencial de 140 milhões de MW).
Conforme o PAS, a produção de energia elétrica somou 51,60 milhões de gigawatts/hora em 2004, com destaque para o Pará (31,39 milhões de GWh), secundado pelo Amazonas, Mato Grosso e Tocantins, todos com produção entre 4,6 milhões e 5,5 milhões de GWh. Gigawatt é um watt seguido de nove zeros, ou seja, um bilhão de watts.
Câmara abre debate
Na reunião ordinária desta semana a Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado Henrique Afonso (PT-AC), solicitando audiência pública sobre o assunto.
Afonso reconhece a importância do Programa do governo federal Luz para Todos, que desde 2004 promove a inclusão de comunidades isoladas no atendimento energético, no entanto, lembra as dificuldades vividas pelas populações com difícil acesso à energia. "No Brasil, cerca de cinco milhões de domicílios brasileiros, totalizando 15 milhões de habitantes, não têm acesso à energia elétrica; dois milhões desse total estão nas regiões isoladas do norte", destacou.
Saiba mais:
* Ponto polêmico: o Plano Amazônia Sustentável quer colocar o debate acerca do desenvolvimento da Amazônia no contexto do desenvolvimento do País, inclusive com a perspectiva de revisão de velhas abordagens que predominaram na interpretação da região.
* O relatório governamental expõe 23 itens no subtítulo Amazônia Hoje; dez itens no subtítulo Estratégias para o Futuro; e possui seis anexos.
* A Amazônia Brasileira não deve ser considerada de forma isolada, constatam os técnicos.
* A prioridade estabelecida na política externa do governo federal, de ênfase na integração nacional, leva a uma preocupação maior com a Amazônia Sul-Americana, eles assinalam.
* A Bacia Amazônica e o Bioma Florestal são as principais referências.
* * *
Fonte: MONTEZUMA CRUZ:
Editor da Agência Amazônia de Notícias e nosso colaborador.
Foto: catarinag.blogs
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso