Porto Velho (RO) domingo, 19 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Escola Municipal Darcy Ribeiro reúne comunidade em dia temático



Teatro, dança, poesia, brincadeiras e um assunto muito sério reuniu crianças e adultos na manhã dessa sexta-feira na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Darcy Ribeiro. O dia foi dedicado ao tema ‘Por um meio ambiente solidário’ e fez parte da programação do Projeto Amigos da Escola, que tem entre seus parceiros a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de Rondônia.

A escola foi selecionada pela coordenação do projeto local por sua atuação junto à comunidade em que está inserida, no caso, o bairro Esperança da Comunidade e proximidades. “O exemplo da Darcy Ribeiro deve servir de incentivo para as demais escolas do município. Executar atividades junto com a comunidade escolar, promovendo a integração com assuntos que dizem respeito a todos é um dos papeis da escola”, salientou a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa, que é a presidente da Undime em Rondônia.

Com aproximadamente 1,1 mil alunos, a escola atende durante o dia crianças do Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano, e à noite oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre as crianças, há 22 alunos com alguma deficiência física ou mental que estudam em salas regulares e têm atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais.

“O Amigos da Escola não é uma novela. Só participa o que é real e a Escola Darcy Ribeiro é um exemplo de trabalho solidário, que mobiliza a comunidade e traz a família para a escola, além de ter projeto envolvendo o meio ambiente, que é o tema deste evento”, afirma a coordenadora do Núcleo Regional do Projeto, Isabel Pivetta. O projeto tem como parceiros o Instituto Faça Parte, a Undime, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Unicef e a Rede Amazônica.

Selo

O voluntariado já faz parte da história da escola há algum tempo. A vice-diretora da escola, Geanilce Camilo Ferreira da Paixão, tem orgulho de dizer que a Darcy Ribeiro recebeu por dois anos consecutivos o Selo Escola Solidária e aguarda pelo terceiro no final deste ano. “Ganhamos com projetos de palestras sobre educação sexual e combate às drogas para os alunos da EJA e de incentivo à afetividade entre todos os membros da escola”, conta.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Prefeitura cria linha especial de ônibus para atender público da Portoagro

Prefeitura cria linha especial de ônibus para atender público da Portoagro

Objetivo é facilitar o acesso das pessoas que não dispõem de transporte próprio para chegar ao evento

MP-RO  adere ao Programa Mulher Viver sem Violência

MP-RO adere ao Programa Mulher Viver sem Violência

O Ministério Público de Rondônia formalizou, nesta sexta-feira (16/08), a adesão ao Programa Mulher Viver sem Violência, desenvolvido pelo Governo Fed

Sinjor abre nesta segunda-feira quinzena de filiação e regularização

Sinjor abre nesta segunda-feira quinzena de filiação e regularização

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor) abre nesta segunda-feira, 20 de agosto, sua quinzena de recebimento de manife

TJ/RO acata por unanimidade denúncia contra deputado estadual

TJ/RO acata por unanimidade denúncia contra deputado estadual

Por unanimidade, os desembargadores das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça de Rondônia receberam nesta sexta-feira (17), queixa-crime c