Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Escola lota para conhecer projeto das usinas do madeira


Mais de 150 pessoas assistiram na tarde desta quinta-feira às exposições sobre o tema Usinas do Madeira e seus Reflexos para Rondônia, feitas pelo engenheiro Afonso Goulart Neto, de Furnas, e a especialista Adir Josefa de Oliveira, da Fiero, como parte do projeto Fórum de Debates Rondônia, desenvolvido pela Escola do Legislativo.

Na platéia o general de brigada Luiz Alberto Martins Bringel, o presidente da Câmara MUnicipal vereeador José Hermínio Coelho, o major aviador Jeferson Souza e outros representantes de entidades diversas, além de historiadores como Esron Penha de Menezes, Yeda Borzacov e Abnael Machado de Lima, além de um público formado por estudantes e pesquisadores.

Em nome da Escola do Legislativo o diretor Armindo Beine explicou a proposta do Fórum "que é voltada para a discussão de temas de alto interesse para Rondônia e que está aberto à participação da sociedade, dentro do programa estabelecido pela Assembléia Legislativa de disponibilizar a informação para todos segmentos sociais".

Em sua exposição o engenheiro Afonso Goularte enfocou o estágio atual do projeto de construção das Usinas do madeira, lembrando que a empresa Furnas já vem desenvolvendo estudos na área desde 2001 na calha e margens do Rio Madeira desde a localidade de Calama até Abunã. Ele falou também sobre a tecnologia a ser usada na implantação das usinas e destacou os impactos ambientais previstos e as áreas a serem mais atingidas, além dos projetos que vêm sendo preparados para minimizar esses efeitos, encerrando sua exposição ao citar os efeitos econômicos e sociais que a obra vai trazer para Porto Velho e ao Estado.

A especialista Adir Josefa de Oliveira ao falar sobre os programas que vêm sendo desenvolvidos pela Federação das Indústrias, Fiero, e seu sistema o que inclui o Senai, "que visam a necessidade de termos trabalhadores treinados para atender à necessidade da obra e do que ela vai gerar", citando que para tal foi formada a Comissão PlanSeq Hidrelétrica, "voltada para a ampliação das possibilidades de colocação e  permanência de trabalhadores no mercado de trabalho, dentro da política de inclusão social". Ela destacou que esse projeto visa preparar mais de 1.300 oper´´arios especializados na faixa de 16 a 24 anos para atender às diversas exigências que o mercado vai apresentar. 

fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)