Sexta-feira, 11 de março de 2011 - 15h15
A deputada estadual Epifânia – PT concedeu entrevista nesta sexta (11) ao Programa Fique Ligado, na Rede TV, canal 17. O programa intermediado pelo deputado estadual Euclides Maciel, deu inicio a um ciclo de entrevistas com os parlamentares sobre os campos de atuação e prioridades nesse inicio de mandato.
Epifânia destacou sua atuação em defesa das mulheres e disse sobre os avanços da Lei Maria da Penha. “Sabemos do alto índice de violência contra a mulher. A cada 2 minutos cinco mulheres são espancadas em todo Brasil. A Lei Maria da Penha veio para dar amparo às mulheres e incentivá-las a denunciar. Nossa luta hoje é pela ampliação do atendimento na delegacia da mulher, funcionando 24 horas, disse a deputada.
Outra prioridade da parlamentar é a educação. Epifânia é presidente da Comissão de Educação na Assembléia Legislativa. “A educação faz parte da minha história. Sou professora, e conheço a realidade desses profissionais, por isso defendo os profissionais da educação, e mais do que isso defendo o direito a cidadania, pois o cidadão deve ter acesso e direito a uma educação de qualidade, afirmou.
Epifânia também frisou a valorização dos profissionais da educação. “Quando falamos sobre valorização profissional, damos ênfase a três questões. Primeiro é a melhoria da rede física, pois não tem como trabalhar em um espaço inadequado. Infelizmente mais de 90 % das escolas do estado estão totalmente comprometidas nas estruturas físicas. Segundo é a qualificação e formação dos profissionais. Os professores precisam estar sempre atualizados nas questões metodológicas e nas estratégias de ensino. O terceiro e que vem na escala de grande importância é a melhoria salarial. Com o piso nacional da educação temos uma referência mínima. No entanto o estado de Rondônia teve uma desvalorização muito grande nos últimos anos. Hoje um dos grandes desafios que o governo Confúcio Moura e o secretário de educação Jorge Elarrat tem é motivar dando mais condições de trabalho em termos salariais”, disse a deputada.
A Deputada finalizou reafirmando seu compromisso com a população rondoniense. “Quero estar muito próximo da população, e apoiar tanto a prefeitura como o governo do estado para que grandes ações sejam implantadas aqui em porto velho e no estado, disse Epifânia.
Fonte: Suelen Viana
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar