Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Epifânia Barbosa defende direito das mulheres


 
A afirmação foi feita pela deputada estadual Epifânia Barbosa – PT, durante audiência pública realizada na última semana na Assembléia Legislativa e que homenageou as mulheres do estado.

Durante seu discurso, Epifânia destacou a importância da participação de toda sociedade na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. A autora da audiência apresentou ainda alguns dados da pesquisa "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado” feita em 25 estados brasileiros pela Fundação Perseu Abramo, que revela que a cada 2 minutos, 5 mulheres são espancadas no Brasil. Apesar de chocante, a pesquisa relata que os números vêm caindo, pois há 10 anos eram 8 mulheres espancadas a cada 2 minutos. O estudo também mostra que 8% dos homens admitiram ter agredido a companheira. E 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já sofreram agressões, o que representa - 1,3 milhões.

"Os dados são reais e mostram que a violência contra a mulher não é um problema individual. É social e exige a responsabilidade e o compromisso de todos", disse a deputada.
 

Desigualdade Salarial

“Infelizmente vivemos em um país onde o machismo predomina. E mesmo com ensino superior e maior participação no mercado de trabalho, as mulheres continuam recebendo inferior aos homens, ganhando apenas 75,7% do valor pago aos homens para desempenhar as mesmas funções”, disse a deputada Epifânia ao citar um estudo realizado pela Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) de São Paulo e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Relatos negativos existem e não podemos ignorar. Precisamos nos unir e mostrar que é possível mudar esse cenário, basta força de vontade de cada uma de nós e determinação para fazer a diferença, e mais do que isso, envolver toda a sociedade nesta discussão”, afirmou.
 

Mulher x Política

As mulheres estão a cada dia conquistando o seu espaço em todos os campos e na política não é diferente. “Pela primeira vez nosso país mostrou estar preparado para mudanças ao eleger uma mulher para comandar uma nação, para comandar o nosso Brasil, e nós precisamos ser a sua sustentação contribuindo para que os resultados aconteçam”, disse.
 

Pautas de Reivindicações

Ao final a deputada apresentou um abaixo assinado com pautas de reivindicações. Entre as 22 solicitações estão: a criação da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, criação de Casas de apoio para gestantes e atendimento 24h da Delegacia da Mulher. O documento será encaminhado ao governo do Estado de Rondônia para que de fato sejam assegurados os Direitos Humanos das Mulheres.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)