Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ENVOLVIDO NA MORTE DO SENADOR OLAVO PIRES SE CONTRADIZ EM DEPOIMENTO



O Promotor de Justiça Anderson Batista de Oliveira, da Promotoria do Júri, ouviu por quase duas horas na sexta-feira, dia 10 de julho, Lázaro Peris Botero, conhecido como "João Colombiano", um dos denunciados pelo assassinato do Senador Olavo Pires, ocorrido no dia 16 de outubro de 1990. Lázaro teria sido o condutor de um dos veículos usados pelos executores do senador.

No depoimento, acompanhado do delegado da Polícia Civil Tadeu Bancarelli, Lázaro negou a participação no crime. Mas, de acordo com o Promotor de Justiça Anderson Batista, foram identificadas várias contradições em relação ao primeiro depoimento dado pelo denunciado à época do crime.

Lazaro Peris Botero foi preso pela Polícia Federal na tarde de quinta-feira, dia 9 de julho, na cidade de Manaus, onde residia. Antes de ser trazido a Porto Velho, ele passou por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal em Manaus e chegou a Porto Velho por volta das 16 horas, em um voo comercial da empresa aérea Gol, escoltado por dois agentes da Polícia Federal. Depois de passar pela Superintendência da Polícia Federal, ele foi levado à sede do Ministério Público de Rondônia, onde prestou depoimento e depois foi encaminhado ao Presídio Urso Banda.

Lázaro Peris Botero foi denunciado pelo Ministério Público de Rondônia com mais oito pessoas acusadas de participação no assassinato de Olavo Pires. A denúncia foi recebida pela Justiça no dia 2 de junho, quando foram decretadas as prisões preventivas dos denunciados.

Lázaro é o quarto dos denunciados a ser preso. Também já estão presos: João Ferreira Lima, vulgo "João das Éguas", em Minas Gerais; Carlos Leonor de Macedo, conhecido como "Perneta", no Pará, e Euro Bezerra do Carmo, vulgo "Dunga". Também foram decretadas as prisões de Roberval Luiz Magalhães, vulgo "Polaco"; Braz Rocha Gonçalves, Godofredo Passos Ferreira, o "Louro"; Ademir Santos, vulgo "Nego Ademir" e José Carlos Cavalcante de Brito.

Fonte: MPRO - Fábia Assumpção MTE/372/AL

Gente de OpiniãoSábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Sábado, 28 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)