Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Entrega de comenda marca Dia do Farmacêutico




O Dia do Farmacêutico, celebrado anualmente em 20 de janeiro, será comemorado nesta quarta-feira (21) pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) durante solenidade especial a ser realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, com a participação de representantes de todos os Conselhos Regionais e convidados. A presidente do Conselho Regional de Farmácia em Rondônia e Acre (CRF-RO/AC), Ana Caldas, participará do evento, em que a farmacêutica-bioquímica, Maria de Lourdes Maciel, diretora técnica do Laboratório Central (Lacen) e professora da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, receberá a Comenda do Mérito Farmacêutico, entregue pelo CFF às personalidades que contribuíram com o engrandecimento da profissão no País. 

Conforme Ana Caldas, trata-se da maior honraria concedida no setor farmacêutico brasileiro, criada em 1998 por meio de Resolução do CFF, em reconhecimento aos que contribuíram com a melhoria da profissão no País. A comenda é constituída de uma medalha e um diploma, e é entregue aos profissionais indicados por conselheiros federais, aprovados em seguida pelo Plenário do CFF. 

Antes de seguir para Brasília, a presidente do CRF-RO/AC, Ana Caldas, parabenizou a todos os profissionais que atuam em Rondônia, sempre pautados na melhoria da saúde da população, prestando assistência farmacêutica digna, seja na rede pública ou particular. 

Maria de Lourdes receberá a homenagem das mãos da presidente do CRF-RO/AC, Ana Caldas; e da conselheira federal, Lérida Vieira, secretária diretora-geral do CFF, no evento comandado por Jaldo de Souza Santos, presidente do CFF. 

Na ocasião, ainda será realizada a entrega do Prêmio Jayme Torres 2008, à acadêmica de Farmácia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/ MG), Liliane Mary Alves Venuto, vencedora na categoria “Jovem Farmacêutico”, com o artigo “Desenvolvimento de método para a determinação simultânea de fármacos antineoplásicos por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE-UV) em matrizes não-biológicas”; e para Ana Carolina Machado Marinho, do Rio de Janeiro, na categoria “Farmacêutico”, que venceu com o trabalho “Estudo comparativo entre duas metodologias para quantificação do polissacarídeo capsular de Neisseria meningitidis, sorogrupo A”. . O prêmio, que em 2008 teve como tema “Análises Clínicas e Toxicológicas”, foi criado pelo CFF, em 2002, para homenagear o seu primeiro presidente.

Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)