Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Entidades prestigiam criação de Comitê da Agenda Criança Amazônia


 

O Comitê da Agenda Criança Amazônia foi criado na noite da última quarta-feira, 20, em solenidade realizada no auditório do Palácio Getúlio Vargas, quando a articuladora estadual da agenda, Valdelise Ferreira, explicou sobre os objetivos da Unicef – agência da ONU que apóia técnica e financeiramente projetos pela sobrevivência, proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes. O compromisso em articular a agenda foi assinado pelo governador Ivo Cassol junto à Unicef e os demais governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal.

Valdelise (Val) Ferreira explicou que entre os esforços da Agenda Criança Amazônia está o de garantir que as crianças da Amazônia tenham os direitos respeitados e condições dignas de vida, que devem ser assegurados através dos programas das diversas áreas de governo, com o acompanhamento das entidades que auxiliam no controle social. "O comitê vai formalizar um plano de trabalho para atuar nas várias frentes, monitorando e acompanhando a melhoria dos índices de enfrentamento à pobreza, direito ao registro de nascimento, à educação, redução da mortalidade infantil,  proteção contra a violência e ao desenvolvimento das capacidades inerentes à criança, verificando a adequação de orçamentos e facilitando a integração entre todas as áreas", disse Valdelise.

"Não é uma tarefa fácil", observou a articuladora ao reforçar o pedido de apoio aos participantes do evento. "Por isso estamos aqui, para pedir o apoio e o engajamento de todos nesta tarefa", observou Val Ferreira, informando que o trabalho da agenda vai envolver a atuação nos 52 municípios do Estado, sendo que as pessoas envolvidas serão capacitadas pela Unicef para acompanhar a realização dos trabalhos através de um programa de monitoramento.

Para o secretário Milton Moreira, da Sesau, "é um desafio que vai além da nossa pretensão: resgatando uma enorme dívida que a sociedade tem para com a criança", disse, credenciando apoio à causa, pela qual, colocou toda sua equipe à disposição.

A presidente do CEAS, Marinilde Santos, parabenizou a todos "que estão lutando para fazer com que a cidadania realmente aconteça", alertando que a sociedade deve ocupar todos os papéis que propiciem sua participação. A diretora da Faculdade São Lucas, Maria Eliza, disse que a agenda da criança pertence a toda a sociedade, que deve colaborar na construção de um mundo com mais igualdade, solidariedade e amor. Com a mesma idéia, o vereador Jayme Gazola disse que é possível unir esforços para melhorar a qualidade de vida das crianças.

Já o empresário Waldeci Machado, hipotecou seu apoio à causa, citando os projetos em que já vem atuando destinados à melhoria social, como o Programa Supera Brasil. Por sua vez, o deputado Valter Araújo declarou seu apoio ao comitê, ao fazer um discurso eloqüente sobre as políticas que precisam ser implementadas para que as crianças sejam tidas como sujeitos de direitos. Ele disse que é necessário o cumprimento do artigo 227 da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para ele, o problema é o de se cumprir a legislação e de chamar a atenção da sociedade para as prioridades, ações concretas, e fazer políticas de resultados para crianças e adolescentes, "tirando do papel os protocolos de intenções", disse ele.

O comitê, formado por 20 entidades e órgãos, foi formalizado com a participação de várias instituições que aderiram à causa e que serão convocadas para nova reunião a fim de se traçar uma primeira meta de trabalho. Participaram da solenidade o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Marinilde Santos; a diretora da Faculdade São Lucas, Maria Eliza Coelho Aguiar, o vereador Jayme Gazola (PV), representando a Câmara Municipal de Porto Velho; o deputado Estadual Valter Araújo (PTB), presidente da Comissão Especial de Combate à Pedofilia, Violência e Abuso contra Criança e Adolescentes, representando a Assembléia Legislativa; e o empresário Waldeci Machado, presidente do Pool de Empresas de Rondônia, além de representantes de organizações sociais e associações de bairros da Capital.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)