Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 - 14h10
O enfermeiro Marcuce Antônio da secretaria municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) foi um dos premiados da Mostra Nacional de Experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, prevenção e controle de doenças – Expoepi. O evento acontece anualmente, desde 2001 e foi criado, pelo Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) com o objetivo de divulgar os serviços de saúde do país que se destacaram nessa área e permitir o intercâmbio de informações entre os serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O formato da Expoepi é composto por uma Mostra Competitiva, mesas redondas e painéis, onde são debatidos temas relevantes para a vigilância em saúde. A mostra competitiva tem por objetivo selecionar e premiar as melhores experiências apresentadas pelos serviços de saúde estaduais e municipais que se destacaram pelas ações realizadas no campo da vigilância em saúde, em resposta a convocatórias públicas.
Este ano, foi instituído um prêmio voltado para as produções técnico-científicas de profissionais do SUS, decorrentes de cursos de pós-graduação na área de Saúde Coletiva ou afins (especialização, mestrado e doutorado), que contribuíram para o aprimoramento das ações de Vigilância em Saúde.
Foi registrado um número recorde de 745 trabalhos inscritos (em 2010, foram 407 inscrições). A seleção final dos trabalhos da mostra competitiva foi realizada através da votação da audiência presente nas sessões de apresentação das experiências finalistas.
Marcuce, um dos ganhadores do prêmio apresentou o trabalho “A violência contra a gestante na zona leste de porto velho”. O trabalho foi um dos três selecionados e é fruto da monografia de especialização da Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferecia pela UNIR e Ministério da Saúde no biênio 2007-2009.
Para o enfermeiro a participação ativa dos serviços de saúde, seja por meio da inscrição de suas experiências e trabalhos ou pela participação no evento em suas múltiplas atividades, reflete a incorporação crescente da epidemiologia para o planejamento, análise e reorientação das ações de vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos de interesse da Saúde Pública. “Este prêmio demonstra a valorização conferida aos profissionais empenhados em vigiar e promover a saúde, prevenir as doenças e agravos e melhorar o nível de saúde e de vida da população brasileira”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, parabenizou o enfermeiro destacando o potencial do servidor. “É muito bom receber a notícia de que temos em nosso quadro de funcionários pessoas dedicadas, que gostam do que fazem e que querem compartilhar com os demais suas experiências e seus trabalhos”, disse Pimentel acrescentando que hoje o município promove um trabalho de valorização de seus servidores. “Realizamos cursos de atualização, capacitações com profissionais renomados, treinamentos e incentivamos toda a classe a participarem de especializações”, disse.
Fonte: Meiry Santos/ Semusa
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc