Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Energia elétrica ativa microeconomia


A retomada dos trabalhos do programa Luz para Todos injeta novo ânimo e esperança no meio rural e reafirma a importância da energia elétrica para a microeconomia de Rondônia. Em recente visita aos distritos de Porto Velho, equipes da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES) conferiram a importância do “efeito cascata” produzido pelo programa.
“Primeiro, o dinheiro que o pequeno produtor gastaria para instalar a rede básica de energia, ou seja, transformador, poste-padrão, rede interna etc., ele vai usar para melhorar sua renda e dar mais conforto para a família. Segundo, existe uma série de serviços, produtos e de profissionais que estão sendo acionados, contratados, adquiridos e instalados por conta da chegada da energia, e que movimentam segmentos econômicos pequenos, porém vitais para a economia local”, explica o engenheiro agrônomo da SEAPES, José Paulo Gonçales, que percorreu no último fim de semana as Linhas 56, 31 de Março, 101, 105 e respectivos travessões, no distrito de Jacy-Paraná. Até dezembro, serão beneficiados pelos trabalhos 140 novos consumidores e, na linha 31 de Março, uma escola municipal de médio porte, com cinco salas de aula, será reativada.
Na Linha 105, por exemplo, um produtor cuja palhoça ficava à beira de um igarapé providenciou a construção de novo rancho, próximo ao ponto onde está fincado o padrão e, ao pé deste, já estão empilhadas as manilhas para sustentar o novo poço (onde será instalada uma bomba d´água) e as telhas para cobrir a nova casa.
Em outras localidades, tanques de resfriamento de leite adquiridos por pequenos produtores aguardam apenas a conclusão das redes trifásicas para serem ativados. Na Linha 56, serão estendidos 22 quilômetros de rede, beneficiando 31 consumidores com transformadores de 3 kVA, quatro com unidades de 5 kVA e outro com uma subestação própria para pequenas atividades agroindustriais, com capacidade para 10 kVA. Outros 32 quilômetros de rede monofásica serão implantados na Linha 101 e ramais, atendendo a 40 famílias e, na Linha 105, 35 novos consumidores vão ganhar transformadores de 3 kVA, outros sete terão equipamentos de capacidade um pouco maior (5 kVA) e uma outra unidade com 10 kVA também será disponibilizada.
“Adequar a oferta de energia à demanda identificada pelo Comitê Gestor foi um dos maiores desafios para esta segunda etapa do programa. Nossa meta é que, até dezembro de 2008, todas as propriedades rurais de Rondônia tenham energia elétrica na porta, afirmou o titular da SEAPES, Marco Antonio Petisco.
Financiado com recursos da União (65%), da Ceron (25%) e contrapartida obrigatória do Governo do Estado (10%), o Luz para Todos estima beneficiar 48.265 propriedades rurais, inclusive aquelas não atendidas na primeira fase, encerrada em 2006.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)