Domingo, 16 de setembro de 2007 - 18h01
A retomada dos trabalhos do programa Luz para Todos injeta novo ânimo e esperança no meio rural e reafirma a importância da energia elétrica para a microeconomia de Rondônia. Em recente visita aos distritos de Porto Velho, equipes da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES) conferiram a importância do “efeito cascata” produzido pelo programa.
“Primeiro, o dinheiro que o pequeno produtor gastaria para instalar a rede básica de energia, ou seja, transformador, poste-padrão, rede interna etc., ele vai usar para melhorar sua renda e dar mais conforto para a família. Segundo, existe uma série de serviços, produtos e de profissionais que estão sendo acionados, contratados, adquiridos e instalados por conta da chegada da energia, e que movimentam segmentos econômicos pequenos, porém vitais para a economia local”, explica o engenheiro agrônomo da SEAPES, José Paulo Gonçales, que percorreu no último fim de semana as Linhas 56, 31 de Março, 101, 105 e respectivos travessões, no distrito de Jacy-Paraná. Até dezembro, serão beneficiados pelos trabalhos 140 novos consumidores e, na linha 31 de Março, uma escola municipal de médio porte, com cinco salas de aula, será reativada.
Na Linha 105, por exemplo, um produtor cuja palhoça ficava à beira de um igarapé providenciou a construção de novo rancho, próximo ao ponto onde está fincado o padrão e, ao pé deste, já estão empilhadas as manilhas para sustentar o novo poço (onde será instalada uma bomba d´água) e as telhas para cobrir a nova casa.
Em outras localidades, tanques de resfriamento de leite adquiridos por pequenos produtores aguardam apenas a conclusão das redes trifásicas para serem ativados. Na Linha 56, serão estendidos 22 quilômetros de rede, beneficiando 31 consumidores com transformadores de 3 kVA, quatro com unidades de 5 kVA e outro com uma subestação própria para pequenas atividades agroindustriais, com capacidade para 10 kVA. Outros 32 quilômetros de rede monofásica serão implantados na Linha 101 e ramais, atendendo a 40 famílias e, na Linha 105, 35 novos consumidores vão ganhar transformadores de 3 kVA, outros sete terão equipamentos de capacidade um pouco maior (5 kVA) e uma outra unidade com 10 kVA também será disponibilizada.
“Adequar a oferta de energia à demanda identificada pelo Comitê Gestor foi um dos maiores desafios para esta segunda etapa do programa. Nossa meta é que, até dezembro de 2008, todas as propriedades rurais de Rondônia tenham energia elétrica na porta, afirmou o titular da SEAPES, Marco Antonio Petisco.
Financiado com recursos da União (65%), da Ceron (25%) e contrapartida obrigatória do Governo do Estado (10%), o Luz para Todos estima beneficiar 48.265 propriedades rurais, inclusive aquelas não atendidas na primeira fase, encerrada em 2006.
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti