Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Energia elétrica ativa microeconomia


A retomada dos trabalhos do programa Luz para Todos injeta novo ânimo e esperança no meio rural e reafirma a importância da energia elétrica para a microeconomia de Rondônia. Em recente visita aos distritos de Porto Velho, equipes da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES) conferiram a importância do “efeito cascata” produzido pelo programa.
“Primeiro, o dinheiro que o pequeno produtor gastaria para instalar a rede básica de energia, ou seja, transformador, poste-padrão, rede interna etc., ele vai usar para melhorar sua renda e dar mais conforto para a família. Segundo, existe uma série de serviços, produtos e de profissionais que estão sendo acionados, contratados, adquiridos e instalados por conta da chegada da energia, e que movimentam segmentos econômicos pequenos, porém vitais para a economia local”, explica o engenheiro agrônomo da SEAPES, José Paulo Gonçales, que percorreu no último fim de semana as Linhas 56, 31 de Março, 101, 105 e respectivos travessões, no distrito de Jacy-Paraná. Até dezembro, serão beneficiados pelos trabalhos 140 novos consumidores e, na linha 31 de Março, uma escola municipal de médio porte, com cinco salas de aula, será reativada.
Na Linha 105, por exemplo, um produtor cuja palhoça ficava à beira de um igarapé providenciou a construção de novo rancho, próximo ao ponto onde está fincado o padrão e, ao pé deste, já estão empilhadas as manilhas para sustentar o novo poço (onde será instalada uma bomba d´água) e as telhas para cobrir a nova casa.
Em outras localidades, tanques de resfriamento de leite adquiridos por pequenos produtores aguardam apenas a conclusão das redes trifásicas para serem ativados. Na Linha 56, serão estendidos 22 quilômetros de rede, beneficiando 31 consumidores com transformadores de 3 kVA, quatro com unidades de 5 kVA e outro com uma subestação própria para pequenas atividades agroindustriais, com capacidade para 10 kVA. Outros 32 quilômetros de rede monofásica serão implantados na Linha 101 e ramais, atendendo a 40 famílias e, na Linha 105, 35 novos consumidores vão ganhar transformadores de 3 kVA, outros sete terão equipamentos de capacidade um pouco maior (5 kVA) e uma outra unidade com 10 kVA também será disponibilizada.
“Adequar a oferta de energia à demanda identificada pelo Comitê Gestor foi um dos maiores desafios para esta segunda etapa do programa. Nossa meta é que, até dezembro de 2008, todas as propriedades rurais de Rondônia tenham energia elétrica na porta, afirmou o titular da SEAPES, Marco Antonio Petisco.
Financiado com recursos da União (65%), da Ceron (25%) e contrapartida obrigatória do Governo do Estado (10%), o Luz para Todos estima beneficiar 48.265 propriedades rurais, inclusive aquelas não atendidas na primeira fase, encerrada em 2006.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater impactos da concessão da BR-364

Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater impactos da concessão da BR-364

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou na tarde de segunda-feira (2), uma audiência pública para debater os impactos da privatizaçã

Deputados recebem a mais alta honraria do Governo de Rondônia em reconhecimento aos serviços prestados ao estado

Deputados recebem a mais alta honraria do Governo de Rondônia em reconhecimento aos serviços prestados ao estado

Deputados estaduais de Rondônia foram homenageados, na tarde da última segunda-feira (2), com a Medalha do Mérito Marechal Rondon, em cerimônia sole

Deputada Cristiane Lopes entrega Laboratório de Corte e Costura e LABATIVA para fortalecer inclusão de famílias atípicas em Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes entrega Laboratório de Corte e Costura e LABATIVA para fortalecer inclusão de famílias atípicas em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) marcou mais um avanço na inclusão social em Porto Velho com a entrega de dois novos espaços de cap

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)