Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Encontro sobre Educação em Saúde Ambiental


A Funasa promoveu esta semana o I Encontro Nacional de Educação em Saúde Ambiental, cujo objetivo principal foi o de nivelar a formação sobre o tema na Instituição e estabelecer diretrizes de atuação da área para 2013.

Na abertura do evento, realizado no Hotel Nacional, em Brasília, entre os dias 29 e 31 de outubro, estiveram presentes o presidente da Funasa, Gilson Queiroz; o diretor-executivo, Flávio Júnior; e o diretor do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Henrique Pires.

O presidente destacou que a educação é fundamental para transformar hábitos, principalmente ligados à saúde, e ressaltou a importância de se acompanhar as obras e não apenas realizá-las.

“Antes e depois da intervenção da engenharia é preciso acompanhar e analisar se os objetivos foram plenamente atingidos”, destacou Gilson. Ele também explicou aos participantes a importância do evento como oportunidade de planejamento.

“É fundamental que todos os profissionais envolvidos no processo de educação aproveitem o evento para realizar reflexões e propor soluções” concluiu o presidente.

O encontro, que terminou ontem, quarta-feira (31), abordou três temas principais:

1) Fundamentações Teóricas e Metodológicas de Saúde Ambiental;
2) Práticas Setoriais na área de Educação em Saúde; e
3) Promoção da Saúde no cenário atual.

Após as fundamentações teóricas, foram realizadas discussões sobre as diretrizes de trabalho da área na Fundação e, também, analisadas as perspectativas de atuação para o próximo ano.

Henrique Pires afirmou que a Fundação busca um nivelamento homogêneo para as diversas áreas da Instituição e ressaltou que o planejamento é essencial, pois é preciso observar o passado para construir o futuro.

“É preciso planejar. Uma obra sem gestão não traz solução, pois se a comunidade não tiver educação para usufruir do sistema, não estaremos fazendo nada”. Ele lembrou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já divulgou informações de que hábitos simples podem gerar grande economia.

“Se a população lavasse as mãos corretamente todos os dias, seriam economizado R$ 13 bilhões, por ano, na saúde pública”, assinalou.

Participaram dos três dias do encontro técnicos da área de Educação e Saúde Ambiental da Funasa de todo o país. A primeira palestrante foi a professora doutora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Patrícia Borja, que abordou os indicadores de Saúde Ambiental como ferramenta para qualificar as práticas de educação em saúde ambiental e explicou a importância de se definir indicadores adequadamente.

“O conjunto de indicadores não pode ser apenas um check-list; deve haver uma intenção clara, pois, de acordo com ela, os fatores podem ser diferenciados”, afirmou.

Ela compôs a mesa juntamente com o chefe da Coordenação de Educação em Saúde Ambiental (Coesa/Desam), Onivaldo Coutinho.

Também estiveram presentes no encontro, com temas de práticas setoriais, a Agência Nacional de Água (ANA); o Ministério da Saúde, com o Programa Saúde da Escola; o Ministério das Cidades, com o Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social e Saneamento (PEAMSS); e, também, o Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Júlio Ayres

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)