Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Encontro debate propostas e inovações para o setor cooperativista em Rondônia


 
II Encontro dos Ramos do Cooperativismo de Rondônia é marcado pela apresentação de propostas inovadoras

Desenvolvimento econômico, relações comerciais que contribuem para a diminuição das desigualdades sociais e fortalecimento do setor cooperativista em Rondônia. Estes foram os assuntos que marcaram o II Encontro dos Ramos do Cooperativismo de Rondônia dias 14, 15 e 16 no hotel Coimbra Fazenda Park Hotel, em Ouro Preto do Oeste, há 340 km da capital. Com o tema “Intercooperação: A chave para o sucesso”, o público foi incentivado ao negócio entre as cooperativas para o fortalecimento do setor.

O evento teve a participação de quase 150 cooperados do Estado e debateu a importância da comunicação sobre a função e as ações da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB/SESCOOP-RO), entre os associados e a sociedade. O presidente da OCB/Sescoop-AM, Petrúcio Magalhães dividiu experiências de sucesso na Organização do Amazonas em relação à divulgação da instituição. A cultura cooperativa envolve participação, solidariedade e lucro igualitário. Princípios que, segundo o palestrante, provam que é fundamental os cooperados se verem como aliados e não como ameaça.

Autoridades políticas afirmaram compromisso com o cooperativismo de Rondônia por desenvolver ações de incentivo ao setor no Estado. Os presidentes das OCB/SESCOOP dos Estados do Amazonas, Pará e Amapá compartilharam experiências com os cooperativistas do Estado e comentaram que o cooperativismo local cresce de forma significativa. Segundo a OCB/Sescoop-RO, há cerca de 240 cooperativas no Estado e 140 associadas. O destaque está para o ramo de crédito. A Credip movimenta cerca de 95 milhões ao ano.

O debate em torno do tema “Fomentando a intercooperação” abordou a necessidade de trabalhar a motivação dos cooperativistas, a troca de experiências entre os associados e o planejamento nos negócios.


Desenvolvimento sustentável

Atuação diferenciada no mercado, novos conceitos da organização produtiva. O desenvolvimento sustentável foi outro incentivo durante o Encontro e divulgaram que já se estuda o oitavo princípio da OCB, o do meio ambiente. A Coopemarca (Cacoal) já trabalha na linha ambiental. A Cooperativa elabora produtos como cabos de martelo e brinquedos a partir da coleta no aterro de lixo na região. Os cooperados trabalham com a meta de reciclar 35% do material jogado no local (plástico, alumínio e papelão).

A OCB/Sescoop organiza o setor cooperativista, luta pelos direitos dos associados, capacita e representa politicamente as cooperativas no país. A Organização está presente em todos os estados do país, somando cerca de oito mil cooperativas associadas divididas em 13 ramos como agricultura, crédito e transporte. As cooperativas faturaram cerca de R$ 88,5 milhões em 2009 e representam 5,39% do Produto Interno Brasileiro (PIB).

O especialista em cooperativismo, mestre e doutor em Direito Tributário, Renato Lopes Becho, incentivou os cooperativistas a lutar pelos direitos da classe e apontou alternativas ao desenvolvimento do setor. O estudioso dividiu conhecimentos tributários com o público e destacou a diferença entre o que está escrito na Constituição a realidade do cooperativismo no país.

Representantes das cooperativas presentes elaboraram propostas para fortalecer e aperfeiçoar a atuação da OCB/Sescoop-RO no Estado.


 

Frases que marcaram o II Encontro dos Ramos do Cooperativismo de RO
“A intercooperação contribui para o fortalecimento da OCB”. – Salatiel Rodrigues (Presidente da OCB/Sescoop-RO)

“O diferencial do negócio no cooperativismo é a questão do valor de ideais. Todos ganham e todos compartilham dos mesmos princípios”. – Alcílo de Souza (Diretor administrativo e financeiro da Unimed de Jí-Paraná)


“Cooperativismo significa intercâmbio de conhecimentos, de negócios, tecnologias e experiências”. (Evandro Scheild Ninaut – Gerência de Apoio ao Desenvolvimento de Mercado da OCB nacional)


“Acredito no processo da organização social para o desenvolvimento econômico de Rondônia”. – Marinha Raupp – Deputada Federal do PMDB
 

Dalila Nogueira
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)