Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Encontro debate propostas e inovações para o setor cooperativista em Rondônia


 
II Encontro dos Ramos do Cooperativismo de Rondônia é marcado pela apresentação de propostas inovadoras

Desenvolvimento econômico, relações comerciais que contribuem para a diminuição das desigualdades sociais e fortalecimento do setor cooperativista em Rondônia. Estes foram os assuntos que marcaram o II Encontro dos Ramos do Cooperativismo de Rondônia dias 14, 15 e 16 no hotel Coimbra Fazenda Park Hotel, em Ouro Preto do Oeste, há 340 km da capital. Com o tema “Intercooperação: A chave para o sucesso”, o público foi incentivado ao negócio entre as cooperativas para o fortalecimento do setor.

O evento teve a participação de quase 150 cooperados do Estado e debateu a importância da comunicação sobre a função e as ações da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB/SESCOOP-RO), entre os associados e a sociedade. O presidente da OCB/Sescoop-AM, Petrúcio Magalhães dividiu experiências de sucesso na Organização do Amazonas em relação à divulgação da instituição. A cultura cooperativa envolve participação, solidariedade e lucro igualitário. Princípios que, segundo o palestrante, provam que é fundamental os cooperados se verem como aliados e não como ameaça.

Autoridades políticas afirmaram compromisso com o cooperativismo de Rondônia por desenvolver ações de incentivo ao setor no Estado. Os presidentes das OCB/SESCOOP dos Estados do Amazonas, Pará e Amapá compartilharam experiências com os cooperativistas do Estado e comentaram que o cooperativismo local cresce de forma significativa. Segundo a OCB/Sescoop-RO, há cerca de 240 cooperativas no Estado e 140 associadas. O destaque está para o ramo de crédito. A Credip movimenta cerca de 95 milhões ao ano.

O debate em torno do tema “Fomentando a intercooperação” abordou a necessidade de trabalhar a motivação dos cooperativistas, a troca de experiências entre os associados e o planejamento nos negócios.


Desenvolvimento sustentável

Atuação diferenciada no mercado, novos conceitos da organização produtiva. O desenvolvimento sustentável foi outro incentivo durante o Encontro e divulgaram que já se estuda o oitavo princípio da OCB, o do meio ambiente. A Coopemarca (Cacoal) já trabalha na linha ambiental. A Cooperativa elabora produtos como cabos de martelo e brinquedos a partir da coleta no aterro de lixo na região. Os cooperados trabalham com a meta de reciclar 35% do material jogado no local (plástico, alumínio e papelão).

A OCB/Sescoop organiza o setor cooperativista, luta pelos direitos dos associados, capacita e representa politicamente as cooperativas no país. A Organização está presente em todos os estados do país, somando cerca de oito mil cooperativas associadas divididas em 13 ramos como agricultura, crédito e transporte. As cooperativas faturaram cerca de R$ 88,5 milhões em 2009 e representam 5,39% do Produto Interno Brasileiro (PIB).

O especialista em cooperativismo, mestre e doutor em Direito Tributário, Renato Lopes Becho, incentivou os cooperativistas a lutar pelos direitos da classe e apontou alternativas ao desenvolvimento do setor. O estudioso dividiu conhecimentos tributários com o público e destacou a diferença entre o que está escrito na Constituição a realidade do cooperativismo no país.

Representantes das cooperativas presentes elaboraram propostas para fortalecer e aperfeiçoar a atuação da OCB/Sescoop-RO no Estado.


 

Frases que marcaram o II Encontro dos Ramos do Cooperativismo de RO
“A intercooperação contribui para o fortalecimento da OCB”. – Salatiel Rodrigues (Presidente da OCB/Sescoop-RO)

“O diferencial do negócio no cooperativismo é a questão do valor de ideais. Todos ganham e todos compartilham dos mesmos princípios”. – Alcílo de Souza (Diretor administrativo e financeiro da Unimed de Jí-Paraná)


“Cooperativismo significa intercâmbio de conhecimentos, de negócios, tecnologias e experiências”. (Evandro Scheild Ninaut – Gerência de Apoio ao Desenvolvimento de Mercado da OCB nacional)


“Acredito no processo da organização social para o desenvolvimento econômico de Rondônia”. – Marinha Raupp – Deputada Federal do PMDB
 

Dalila Nogueira
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)