Quarta-feira, 14 de abril de 2010 - 17h25
O I Encontro de Negócios da Indústria de Móveis de Mato Grosso que será realizado no Aquarius Selva Hotel em Porto Velho a partir das 14h desta quinta – feira, 15, abre caminhos para as indústrias do setor moveleiro das regiões Norte e Centro Oeste conquistarem novos mercados no Brasil.
Atualmente, essas duas regiões respondem apenas por 8,1% das indústrias desse setor econômico instaladas no país. Em faturamento, essa realidade representa 12,8%.A produção mais significativa está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, que também contam com os maiores mercados consumidores.
Segundo a consultora de negócios Mônia Domingos, contratada pelo Sebrae – MT para realizar estudo mercadológico nesse novo cenário, a produção mato-grossense tem uma forte vantagem para conquistar generosas fatias dessa demanda. “Temos como importante diferencial a proximidade com os estados analisados”.
Conforme observou, ao contrário do longo caminho que a produção sulista tem que fazer, cruzando praticamente o país para chegar aos seus compradores do Norte e Centro Oeste, os produtos do Mato Grosso contam com uma melhor logística devido a essa aproximação.
No entanto, não é apenas a localização geográfica que está inspirando o Governo do Mato Grosso, o Sebrae e sindicatos ligados ao setor a buscarem novos horizontes para suas peças de mobiliário.
De acordo com o coordenador do Encontro de Negócios com a Indústria de Móveis de Mato Grosso, Hamilton Leitão Batista, os fabricantes estão investindo para agregar valor aos seus produtos.
“Recentemente profissionais que atuam na nossa indústria participaram de curso ministrado pelo Instituto Europeu de Designer de Milão (IED) da Itália, cuja representação no Brasil está em São Paulo”.
Essa iniciativa dos fabricantes de várias cidades do Mato Grosso em expor e comercializar seus móveis para compradores do interior de Rondônia, Acre e Amazonas durante o evento que termina na noite da sexta – feira, 16, pode ser seguida por outros estados da região.
Pelo menos é essa visão de Mônia Domingos, que durante os anos que estudou o mercado da Região Norte para definir onde deveria acontecer o Encontro de Negócios, conheceu um forte setor produtivo, o qual pode viabilizar o surgimento de novos pólos moveleiros no Brasil.
Questionada sobre a posição de Rondônia nesse contexto, a executiva viu grandes perspectivas, tendo em vista que além da riqueza de matérias – primas, o Sebrae – RO está desenvolvendo Projeto Arranjo Produtivo Local (APL), ação já concretizada em Mato Grosso e que viabilizou resultados positivos, a exemplo da realização do Encontro de Negócios em Porto Velho, cujo público – alvo são empresários do ramo atacadisa , além dos segmentos da construção civil e hoteleiro.
Fonte: João Albuquerque
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)