Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Empresas têm dificuldades de contratar profissionais para seus quadros



Empresas brasileiras estão enfrentando dificuldades de encontrar profissionais para preencher muito dos seus cargos. Essa constatação é tema de uma das reportagens da edição deste mês da Revista Você s/a da Editora Abril, que juntamente com a empresa de pesquisa H2R realizou entre os meses de julho e setembro um levantamento em várias corporações.

Outro dado revelado pela publicação que foca a sua linha editorial em carreira profissional e nas tendências do mercado de trabalho, é que existem dez especialidades, cujos trabalhadores habilitados para desempenhá – las estão em extinção.

As companhias procuram atentamente quem está credenciado para ocupar as seguintes funções: advogado trabalhista, especialista em remuneração e benefícios; gestor jurídico com visão de negócios; analista de planejamento tributário, analista de desenvolvimento; controller, analista contábil gestor de segurança no trabalho, geólogo sênior e engenheiro tecnólogo.

Segundo Rodrigo Forte diretor executivo da empresa de recrutamento Michael Page, ouvido pela reportagem da Você s/a, a escassez de profissionais qualificados ocorre porque as empresas estão cada vez mais exigentes. “Com a crise, elas entraram num movimento de troca de quantidade pela qualidade”, resumiu ele.

Das 130 organizações pesquisadas, todas informaram que têm dificuldade em preencher pelo menos um cargo. A consulta revelou que a falta de habilidade técnica, é de longe, o principal entrave para o preenchimento de determinadas posições. As competências emocionais e comportamentais, entretanto são essenciais para a manutenção do emprego.

O fator técnico foi apontado como problema número um por 57% dos entrevistados. Formação acadêmica surge em segundo lugar com 23%.Em seguida, aparece a disputa por talentos versus oferta de profissionais, com 29%. Idiomas e habilidades comportamentais vieram na seqüência, com 12% e 11%, respectivamente.

Fonte: João Albuquerque 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)