Quarta-feira, 21 de outubro de 2009 - 05h41
Empresas brasileiras estão enfrentando dificuldades de encontrar profissionais para preencher muito dos seus cargos. Essa constatação é tema de uma das reportagens da edição deste mês da Revista Você s/a da Editora Abril, que juntamente com a empresa de pesquisa H2R realizou entre os meses de julho e setembro um levantamento em várias corporações.
Outro dado revelado pela publicação que foca a sua linha editorial em carreira profissional e nas tendências do mercado de trabalho, é que existem dez especialidades, cujos trabalhadores habilitados para desempenhá – las estão em extinção.
As companhias procuram atentamente quem está credenciado para ocupar as seguintes funções: advogado trabalhista, especialista em remuneração e benefícios; gestor jurídico com visão de negócios; analista de planejamento tributário, analista de desenvolvimento; controller, analista contábil gestor de segurança no trabalho, geólogo sênior e engenheiro tecnólogo.
Segundo Rodrigo Forte diretor executivo da empresa de recrutamento Michael Page, ouvido pela reportagem da Você s/a, a escassez de profissionais qualificados ocorre porque as empresas estão cada vez mais exigentes. “Com a crise, elas entraram num movimento de troca de quantidade pela qualidade”, resumiu ele.
Das 130 organizações pesquisadas, todas informaram que têm dificuldade em preencher pelo menos um cargo. A consulta revelou que a falta de habilidade técnica, é de longe, o principal entrave para o preenchimento de determinadas posições. As competências emocionais e comportamentais, entretanto são essenciais para a manutenção do emprego.
O fator técnico foi apontado como problema número um por 57% dos entrevistados. Formação acadêmica surge em segundo lugar com 23%.Em seguida, aparece a disputa por talentos versus oferta de profissionais, com 29%. Idiomas e habilidades comportamentais vieram na seqüência, com 12% e 11%, respectivamente.
Fonte: João Albuquerque
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes