Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Empresas têm dificuldades de contratar profissionais para seus quadros



Empresas brasileiras estão enfrentando dificuldades de encontrar profissionais para preencher muito dos seus cargos. Essa constatação é tema de uma das reportagens da edição deste mês da Revista Você s/a da Editora Abril, que juntamente com a empresa de pesquisa H2R realizou entre os meses de julho e setembro um levantamento em várias corporações.

Outro dado revelado pela publicação que foca a sua linha editorial em carreira profissional e nas tendências do mercado de trabalho, é que existem dez especialidades, cujos trabalhadores habilitados para desempenhá – las estão em extinção.

As companhias procuram atentamente quem está credenciado para ocupar as seguintes funções: advogado trabalhista, especialista em remuneração e benefícios; gestor jurídico com visão de negócios; analista de planejamento tributário, analista de desenvolvimento; controller, analista contábil gestor de segurança no trabalho, geólogo sênior e engenheiro tecnólogo.

Segundo Rodrigo Forte diretor executivo da empresa de recrutamento Michael Page, ouvido pela reportagem da Você s/a, a escassez de profissionais qualificados ocorre porque as empresas estão cada vez mais exigentes. “Com a crise, elas entraram num movimento de troca de quantidade pela qualidade”, resumiu ele.

Das 130 organizações pesquisadas, todas informaram que têm dificuldade em preencher pelo menos um cargo. A consulta revelou que a falta de habilidade técnica, é de longe, o principal entrave para o preenchimento de determinadas posições. As competências emocionais e comportamentais, entretanto são essenciais para a manutenção do emprego.

O fator técnico foi apontado como problema número um por 57% dos entrevistados. Formação acadêmica surge em segundo lugar com 23%.Em seguida, aparece a disputa por talentos versus oferta de profissionais, com 29%. Idiomas e habilidades comportamentais vieram na seqüência, com 12% e 11%, respectivamente.

Fonte: João Albuquerque 

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)