Quarta-feira, 21 de outubro de 2009 - 05h41
Empresas brasileiras estão enfrentando dificuldades de encontrar profissionais para preencher muito dos seus cargos. Essa constatação é tema de uma das reportagens da edição deste mês da Revista Você s/a da Editora Abril, que juntamente com a empresa de pesquisa H2R realizou entre os meses de julho e setembro um levantamento em várias corporações.
Outro dado revelado pela publicação que foca a sua linha editorial em carreira profissional e nas tendências do mercado de trabalho, é que existem dez especialidades, cujos trabalhadores habilitados para desempenhá – las estão em extinção.
As companhias procuram atentamente quem está credenciado para ocupar as seguintes funções: advogado trabalhista, especialista em remuneração e benefícios; gestor jurídico com visão de negócios; analista de planejamento tributário, analista de desenvolvimento; controller, analista contábil gestor de segurança no trabalho, geólogo sênior e engenheiro tecnólogo.
Segundo Rodrigo Forte diretor executivo da empresa de recrutamento Michael Page, ouvido pela reportagem da Você s/a, a escassez de profissionais qualificados ocorre porque as empresas estão cada vez mais exigentes. “Com a crise, elas entraram num movimento de troca de quantidade pela qualidade”, resumiu ele.
Das 130 organizações pesquisadas, todas informaram que têm dificuldade em preencher pelo menos um cargo. A consulta revelou que a falta de habilidade técnica, é de longe, o principal entrave para o preenchimento de determinadas posições. As competências emocionais e comportamentais, entretanto são essenciais para a manutenção do emprego.
O fator técnico foi apontado como problema número um por 57% dos entrevistados. Formação acadêmica surge em segundo lugar com 23%.Em seguida, aparece a disputa por talentos versus oferta de profissionais, com 29%. Idiomas e habilidades comportamentais vieram na seqüência, com 12% e 11%, respectivamente.
Fonte: João Albuquerque
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c