Sábado, 19 de setembro de 2009 - 13h09
Na manhã de ontem sexta-feira (18), duas comitivas de empresários visitaram o Porto de Porto Velho. A primeira delas era de 17 pessoas que vieram dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O objetivo da visita foi conhecer a economia de Rondônia e o processo de desenvolvimento local. Um dos representantes da comitiva, o administrador Ronaldo Soares, ligado à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), apontou as impressões sobre o estado. “Viemos participar da Feira de Indústria de Rondônia (Feiron) e aproveitamos para fazer uma prospecção da economia local. Visitamos o complexo das usinas do Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio), o Distrito Industrial de Porto Velho, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), o Banco da Amazônia e o Porto da cidade. Estamos avaliando a possibilidade de participar desse processo de crescimento de Porto Velho e de Rondônia”, disse ele.
A comitiva de empresários mineiros, paulistas e capixabas fica em Porto Velho até hoje (19), e promete voltar mais vezes ao estado. “Espero voltar em breve para fazer bons negócios e, quem sabe, saborear um peixe”, brincou Soares.
Poucos minutos depois, foi a vez de 40 empresários, que são membros da Câmara de Comércio e Indústria de Ilo, no Peru, fazer uma visita ao Porto da capital. No local, eles se reuniram com a diretora-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias (SOPH), Leandra Vivian, que administra o porto, para conhecer a estrutura e saber a capacidade de carga e descarga da porta de entrada e saída de Porto Velho para o restante do Brasil e do mundo. Na oportunidade, Leandra apresentou alguns números que deixaram os membros da comitiva peruana surpresos. “O valor do nosso frete, em comparação com um porto privado, são 40 a 50% menores. Além disso, transportamos por ano, quase três milhões de toneladas de soja para países da Ásia e Europa, além de madeira, açúcar, minérios e outros produtos importantes”, afirmou a presidente da SOPH.
Para o engenheiro Carlos Mello, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ilo, a visita do governador Ivo Cassol ao país, no mês de maio, foi primordial para estreitar os laços comerciais entre os dois países. “Estamos aqui para vender produtos e abrir o Porto de Ilo para Rondônia e o Brasil. A visita do governador Ivo Cassol e dos empresários rondonienses mostrou o compromisso do governo local com o desenvolvimento dos dois países. Também viemos para reafirmar a possibilidade de oferecer as melhores condições para o Brasil e Rondônia utilizarem o nosso porto para as exportações via Oceano Pacífico, já que os portos de Maratani e Iquitos estão mais distantes de vocês”, destacou Mello.
Após as reuniões e exposição de números, a diretora-presidente da SOPH disse ter ficado satisfeita com a visita dos empresários brasileiros e peruanos. “Fico bastante feliz com a possibilidade de mostrar os índices positivos do nosso trabalho no Porto de Porto Velho. Agora, fica a expectativa de fechar bons negócios para o estado, com os brasileiros e os peruanos. É um intercâmbio que vai trazer sucesso para todos nós”, finalizou Leandra.
Fonte: Felipe Corona
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)
Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça
Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav