Quinta-feira, 14 de abril de 2011 - 19h25
O prefeito Roberto Sobrinho foi representado pela chefe de gabinete, Miriam Saldaña, na posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta feira (13), na Câmara Municipal de Porto Velho. Diversas autoridades municipais, estaduais e representantes de entidades que atuam em prol das mulheres prestigiaram a posse das novas conselheiras.
Também empossada como conselheira, representando o gabinete do prefeito, Mirian Saldaña explicou que, ao conselho compete fiscalizar, acompanhar e deliberar as políticas públicas em prol da garantia dos direitos das mulheres em Porto Velho. “O conselho deve nortear as políticas do Município, orientando os investimentos voltados para o público feminino”, completou.
A chefe de gabinete de Roberto Sobrinho informou que uma das principais preocupações do conselho é com a segurança pública, visando diminuir os índices de violência contra as mulheres. “Entendo que nossa principal luta agora é pelo funcionamento 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher e Família, com pessoal qualificado e bem equipada para prestar atendimento digno às mulheres agredidas”, enfatizou.
Retrospectiva
Em sua despedida do cargo de presidente do conselho, Francisca Serrão lembrou das lutas para firmar a entidade. “Tudo que tínhamos era o decreto de criação do conselho, mas hoje, temos uma sede equipada com telefones, móveis, computadores e dois carros”, disse. Ela destacou o esforço e apoio do prefeito Roberto Sobrinho, que tornou realidade antigas aspirações, como a Casa Abrigo, Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, Maternidade Municipal e a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, além do próprio conselho. Também fez questão de agradecer a dedicação das demais conselheiras.
A atual presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Ângela Maria de Aguiar e a vice-presidente, Giovana Maria Noleto, disseram vão buscar cada vez mais o fortalecimento das políticas públicas que garantam os direitos da mulher, mas a princípio, darão continuidade aos trabalhos desenvolvidos por Francisca Serrão, que já resultaram em muitas conquistas.
Elogios
O apoio de Roberto Sobrinhos e as conquistas de sua gestão para as mulheres também foram citados pela diretora do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, Sheila Dolores Tristão e as secretárias Benedita Nascimento (Semas) e Maria de Fátima Ferreira (Semed). A delegada da mulher, Janaína Chander, parabenizou a prefeitura e o trabalho de toda equipe liderada por Francisca Serrão. “A Coordenadoria de Mulheres, Casa Abrigo e Centro de Referência são de grande importância para o desenvolvimento do trabalho da nossa delegacia”, comentou.
Conselho
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é formado por 24 integrantes, sendo 12 representantes da prefeitura e 12 da sociedade civil organizada (titulares e suplentes). Da parte do poder publico, integram o conselho, representantes da Coordenadoria de Mulheres, gabinete do prefeito, Semas, Semed, Semusa e Câmara Municipal. As demais conselheiras representam a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Mulheres Negras Raízes, Sintero, Fórum de Educação Infantil de Rondônia (Feiro) e Centro de Pesquisa das Populações Tradicionais (CPPT) Cuniã.
Embora tenha sido criado há 12 anos, somente a partir de 2005, na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, o conselho foi implantado e passou a funcionar de fato e de direito.
Fonte: Augusto José
Foto: Medeiros
Presidente da Alero recebe a secretária de Estado da Educação, Albaniza Menandro
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu em seu gabinete, a visita institucional da secretár
Alero e FGV definem lançamento de edital de concurso para outubro de 2025
Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião entre representantes da comissão de servidores do novo concurso da Assembleia Legislativa de
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p