Quarta-feira, 3 de setembro de 2008 - 17h03
Desde a ultima sexta-feira (29.08) o programa Doutor Cidadão não está mais sendo transmitido na capital. Sem qualquer explicação a TV Meridional, retransmissora da Band, retirou o programa do ar deixando o telespectador e a equipe sem saber o motivo certo. O Doutor cidadão falava de saúde, comportamento e também mostrava a realidade da população de Porto Velho.
Segundo o apresentador Doutor Paulo, o programa há meses vinha sofrendo censura dento da emissora. Aos poucos a repressão quanto a alguns temas foram aumentando, chegando ao ponto da TV não colocar o programa no ar. Ainda de acordo com a equipe do Cidadão, as reportagens censuradas eram justamente as que mostravam as mazelas de Porto Velho.
Apesar de mostrarmos o descaso das autoridades para com algumas comunidades, nunca falamos mal de ninguém. Mostrávamos o problema para que a solução fosse dada a população. Jamais descumprimos o contrato que estabelecia não ofender ninguém por gestos ou palavras. Isso nunca fizemos. Apenas atendíamos a população que nos chamava para mostrar os problemas, explica Doutor Paulo.
A equipe do Doutor Cidadão foi mais além. Segundo a Jornalista Responsável pelo programa a censura era feita para beneficiar a prefeitura. Toda vez que mandávamos o programa com algum morador ou a repórter falando da prefeitura ou do prefeito, nosso programa era barrado, ressalta a jornalista. Ela explica ainda que sempre teve o cuidado de não deixar ir ao ar nenhum xingamento de moradores indignados. Nunca falamos mal ou inventamos notícia. Nossa intenção não é essa. O programa não é baixo nível para ficar falando mal de A, B ou C. Mas sim, fazemos o papel de utilidade pública que todas as emissoras de Porto Velho deveriam fazer e não fazem, disparou Luciane.
De acordo com informações, a equipe do programa tentou várias vezes solucionar o problema. As várias conversas não foram suficientes para evitar a censura. A equipe chegou ao ponto de não colocar reportagens no programa para evitar que este não fosse ao ar, desrespeitando assim o telespectador que acompanha o trabalho.
Os responsáveis pelo programa relatam que em uma dessas conversas foi exposto que a TV estava tentando agradar os dois lados. Tanto o programa Doutor Cidadão, quanto as pessoas que haviam pedido a censura. Como o contrato de maior valor não é o do programa, acabou vencendo o outro lado, pois a emissora retirou do ar o programa Doutor Cidadão.
Não é a primeira vez que a TV Meridional toma essa atitude. O mesmo fato já havia acontecido com o programa A Voz do Povo. Há alguns meses o apresentador Marcelo Cruz, também usou a mídia para esclarecer o problema aos telespectadores.
É triste ver que esse tipo de coisa ainda acontece no nosso país. Fomos prejudicados porque estávamos mostrando a realidade de Porto Velho. Estávamos mostrando o sofrimento dos moradores dos bairros esquecidos pelo poder público. Isso incomodava quem está no poder, desabafa Doutor Paulo.
O programa Doutor Cidadão continua no ar aos domingos na Rede TV, a partir das 9 horas. Dentro em breve a TV Brasil canal 38 vai estar sendo transmitida em Porto Velho e o Doutor Cidadão voltará a ser exibido diariamente.
Fonte: Luciane Gonçalves
Deputada Ieda Chaves cobra melhorias no abastecimento de água no bairro Lagoinha, em Porto Velho
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação n.º 7334/2024, solicitando melhorias na oferta de água potável no bairro Lagoin
Deputado Alan Queiroz destaca ações de saúde bucal implementadas durante sua gestão
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) é responsável por diversas iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida e garantir acesso à saúde b
Deputada federal Cristiane Lopes, uma voz ativa da direita em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), é reconhecida como uma das principais vozes da direita conservadora no estado de Rondônia, defend
Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim chegam a 81% de conclusão, informa Dra. Taíssa
Na última sexta-feira (29), a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) visitou as obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim, constatando um avanço