Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Emissora de televisão de Porto Velho exerce censura e retira programa do ar


  
Desde a ultima sexta-feira (29.08) o programa Doutor Cidadão não está mais sendo transmitido na capital. Sem qualquer explicação a TV Meridional, retransmissora da Band, retirou o programa do ar deixando o telespectador e a equipe sem saber o motivo certo. O Doutor cidadão falava de saúde, comportamento e também mostrava a realidade da população de Porto Velho.

Segundo o apresentador Doutor Paulo, o programa há meses vinha sofrendo censura dento da emissora. Aos poucos a repressão quanto a alguns temas foram aumentando, chegando ao ponto da TV não colocar o programa no ar. Ainda de acordo com a equipe do Cidadão, as reportagens censuradas eram justamente as que mostravam as mazelas de Porto Velho.

“Apesar de mostrarmos o descaso das autoridades para com algumas comunidades, nunca falamos mal de ninguém. Mostrávamos o problema para que a solução fosse dada a população. Jamais descumprimos o contrato que estabelecia não ofender ninguém por gestos ou palavras. Isso nunca fizemos. Apenas atendíamos a população que nos chamava para mostrar os problemas”, explica Doutor Paulo.

A equipe do Doutor Cidadão foi mais além. Segundo a Jornalista Responsável pelo programa a censura era feita para beneficiar a prefeitura. “Toda vez que mandávamos o programa com algum morador ou a repórter falando da prefeitura ou do prefeito, nosso programa era barrado”, ressalta a jornalista. Ela explica ainda que sempre teve o cuidado de não deixar ir ao ar nenhum xingamento de moradores indignados.  “Nunca falamos mal ou inventamos notícia. Nossa intenção não é essa. O programa não é baixo nível para ficar falando mal de A, B ou C. Mas sim, fazemos o papel de utilidade pública que todas as emissoras de Porto Velho deveriam fazer e não fazem”, disparou Luciane.

De acordo com informações, a equipe do programa tentou várias vezes solucionar o problema. As várias conversas não foram suficientes para evitar a censura. A equipe chegou ao ponto de não colocar reportagens no programa para evitar que este não fosse ao ar, desrespeitando assim o telespectador que acompanha o trabalho.
Os responsáveis pelo programa relatam que em uma dessas conversas foi exposto que a TV estava tentando agradar os dois lados. Tanto o programa Doutor Cidadão, quanto as “pessoas” que haviam pedido a censura. Como o contrato de maior valor não é o do programa, acabou vencendo o outro lado, pois a emissora retirou do ar o programa Doutor Cidadão.

Não é a primeira vez que a TV Meridional toma essa atitude. O mesmo fato já havia acontecido com o programa A Voz do Povo. Há alguns meses o apresentador Marcelo Cruz, também usou a mídia para esclarecer o problema aos telespectadores.

“É triste ver que esse tipo de coisa ainda acontece no nosso país. Fomos prejudicados porque estávamos mostrando a realidade de Porto Velho. Estávamos mostrando o sofrimento dos moradores dos bairros esquecidos pelo poder público. Isso incomodava quem está no poder, desabafa Doutor Paulo”.

O programa Doutor Cidadão continua no ar aos domingos na Rede TV, a partir das 9 horas. Dentro em breve a TV Brasil canal 38 vai estar sendo transmitida em Porto Velho e o Doutor Cidadão voltará a ser exibido diariamente.

Fonte: Luciane Gonçalves

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl