Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Emeron promove curso de Atualização em Direito Processual para magistrados



O curso faz abordagem as intensas e sucessivas reformas sofridas pelo Código de Processo Civil Brasileiro. Na próxima semana háverá outra turma assegure sua vaga.
 
Com o objetivo de promover o conhecimento das modificações trazidas pelas sucessivas reformas do Código Processual Civil Brasileiro, em que várias leis ampliaram os poderes dos juízes, a Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron oferece a magistrados do interior o curso de Atualização em Direito Processual Civil Brasileiro, em Porto Velho.
 
A Escola aproveitou a presença dos juízes e servidores do interior que participaram esta semana do curso de Redação Forense, para proporcionar  atualização na área de Direito Processual Civil, com a renomada doutora Gisele Leite, mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e também mestra em Filosofia pela UFF, além de doutorado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Ela é professora da Universidade Veiga de Almeida, da Fundação Getúlio Vargas - RJ, do Centro Universitário da Cidade, da Universidade de São Paulo, entre outras renomadas instituições. É conselheira-chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas e articulista de revistas especializadas do Direito como COAD, Consulex, Forense Eletrônica, e ainda de diversos sites, entre eles, www.jornalismo.com.br , www.netlegis.com.br , www.direito.com.br , www.ambito-juridico.com.br , www.boletimjuridico.com.br , www.mundojuridico.com.br .

Segundo a professora, o curso enfoca as intensas e sucessivas reformas sofridas pelo Código de Processo Civil Brasileiro, com desiderato de debater as questões controvertidas que não são pacíficas nem em doutrinas e nem em jurisprudência. Para ela, a iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia demonstra que a instituição está preocupada em oferecer aos juízes e serventuários equipamento indispensável, que é a atualização constante para melhor servir o jurisdicionado com justiça célere e efetiva. "É um compromisso que o Tribunal assume com seus juízes e servidores, trazendo professores balizados, para que possam repassar o conhecimento adequado, facilitando assim a prestação da tutela jurisdicional". Também fez elogios à participação da Escola e ao interesse dos participantes. "Pude obsevar que o julgador de Rondônia quer produzir um trabalho digno, efetivo e respeitado".

Na análise da juíza substituta Márcia Gomes Serafim, o curso foi realmente necessário para atualização quanto às alterações no Código de Processo Civil. "A iniciativa do Tribunal de Justiça, através da Emeron, é louvável, e desde já esperamos que mais cursos sejam oferecidos".

O juiz Haruo Mizusaki, de Ouro Preto, também ressaltou a importância do curso. "Discutimos pontos polêmicos da nova lei. Espero que outros cursos possam ser oferecidos a nós, como o de processo penal, por exemplo".

O diretor da Escola, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que tem proporcionado diversos aperfeiçoamentos e capacitações - trazendo professores com grande experiência em temas de interesse da magistratura -, agradeceu a presença de todos. "Sem dúvidas, quem ganhará é o jurisdicionado que será atendido por pessoas extremamente capacitadas".

Uma nova turma de magistrados e servidores participarão do curso, de 26 a 28 de novembro. Não perca a oportunidade de se atualizar.  Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3217 5035 ou 3217 5034.

Fonte: Ascom - TJ RO

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)