Quinta-feira, 20 de novembro de 2008 - 11h06
O curso faz abordagem as intensas e sucessivas reformas sofridas pelo Código de Processo Civil Brasileiro. Na próxima semana háverá outra turma assegure sua vaga.
Com o objetivo de promover o conhecimento das modificações trazidas pelas sucessivas reformas do Código Processual Civil Brasileiro, em que várias leis ampliaram os poderes dos juízes, a Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron oferece a magistrados do interior o curso de Atualização em Direito Processual Civil Brasileiro, em Porto Velho.
A Escola aproveitou a presença dos juízes e servidores do interior que participaram esta semana do curso de Redação Forense, para proporcionar atualização na área de Direito Processual Civil, com a renomada doutora Gisele Leite, mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e também mestra em Filosofia pela UFF, além de doutorado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Ela é professora da Universidade Veiga de Almeida, da Fundação Getúlio Vargas - RJ, do Centro Universitário da Cidade, da Universidade de São Paulo, entre outras renomadas instituições. É conselheira-chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas e articulista de revistas especializadas do Direito como COAD, Consulex, Forense Eletrônica, e ainda de diversos sites, entre eles, www.jornalismo.com.br , www.netlegis.com.br , www.direito.com.br , www.ambito-juridico.com.br , www.boletimjuridico.com.br , www.mundojuridico.com.br .
Segundo a professora, o curso enfoca as intensas e sucessivas reformas sofridas pelo Código de Processo Civil Brasileiro, com desiderato de debater as questões controvertidas que não são pacíficas nem em doutrinas e nem em jurisprudência. Para ela, a iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia demonstra que a instituição está preocupada em oferecer aos juízes e serventuários equipamento indispensável, que é a atualização constante para melhor servir o jurisdicionado com justiça célere e efetiva. "É um compromisso que o Tribunal assume com seus juízes e servidores, trazendo professores balizados, para que possam repassar o conhecimento adequado, facilitando assim a prestação da tutela jurisdicional". Também fez elogios à participação da Escola e ao interesse dos participantes. "Pude obsevar que o julgador de Rondônia quer produzir um trabalho digno, efetivo e respeitado".
Na análise da juíza substituta Márcia Gomes Serafim, o curso foi realmente necessário para atualização quanto às alterações no Código de Processo Civil. "A iniciativa do Tribunal de Justiça, através da Emeron, é louvável, e desde já esperamos que mais cursos sejam oferecidos".
O juiz Haruo Mizusaki, de Ouro Preto, também ressaltou a importância do curso. "Discutimos pontos polêmicos da nova lei. Espero que outros cursos possam ser oferecidos a nós, como o de processo penal, por exemplo".
O diretor da Escola, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que tem proporcionado diversos aperfeiçoamentos e capacitações - trazendo professores com grande experiência em temas de interesse da magistratura -, agradeceu a presença de todos. "Sem dúvidas, quem ganhará é o jurisdicionado que será atendido por pessoas extremamente capacitadas".
Uma nova turma de magistrados e servidores participarão do curso, de 26 a 28 de novembro. Não perca a oportunidade de se atualizar. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3217 5035 ou 3217 5034.
Fonte: Ascom - TJ RO
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d