Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Emenda da vereadora Ellis é rejeitada na Câmara



O projeto de Emenda da Lei Orgânica, que poderia garantir à Câmara Municipal de Porto Velho discutir e votar possíveis aumento na tarifa de transporte coletivo, foi rejeitado na segunda-feira, pela maioria dos vereadores do Legislativo Municipal. O alvo das discussões foi sobre o parecer da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação que foi desfavorável ao projeto de autoria da vereadora Ellis Regina (PC do B). Com 11 votos, ficou mantido o parecer, ou seja, o Projeto de Emenda foi derrubado.

A redação da vereadora Ellis Regina seria para alterar no dispositivo da Lei Orgânica do Município e acrescenta ao inciso XXI, do artigo 7º, as alíneas “a” e “b”.

No inciso XXI, com a inclusão da alínea “b” ficaria dessa forma: “fixar as tarifas dos serviços de transporte coletivos, após ouvida a Câmara Municipal. Em sua justificativa, a vereadora Ellis afirmou que a Câmara não pode mais continuar omitindo-se de sua responsabilidade em analisar, opinar e dar a palavra final na questão dos reajustes de tarifas para as passagens de ônibus.

O projeto teve como relator o vereador Cláudio Carvalho que deu parecer desfavorável à matéria por defini-la inconstitucional.

A sessão de segunda-feira, as discussões seria para derrubar ou não o parecer da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação.

Segundo o parecer emitido pela Comissão de Constituição Justiça, sob a presidência do vereador Cláudio Carvalho (PT), a proposição é inconstitucional. No Capítulo II, Artigo 7º, da Lei Orgânica, está estabelecido que é assunto privativo do município, a concessão, permissão ou autorização dos serviços de transportes coletivos e de táxis, bem como a fixação de sua tarifas.

A vereadora Ellis argumentou que o seu projeto contava com parecer favorável da Procuradoria da Câmara. O vereador Ramiro Negreiros (PMDB) apoiando a emenda, declarou da tribuna que “chega de culpar somente o prefeito. Eu quero ajudar a dividir essa responsabilidade. Quero essa batata quente em minhas mãos”.

Após calorosos debates, a emenda foi derrubada por 11 votos contra 3. Justamente os da vereadora Ellis, e dos vereadores Ramiro e Cláudio da Padaria(PC do B).

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)