Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Emater recebe visita do Governador


 
O governador Confúcio Moura despachou nesta tarde de ontem, segunda-feira, 18, nas dependências da Emater. A comitiva foi recebida pelo secretário executivo, Elisafan Sales, que cedeu seu gabinete para que o governador pudesse receber a todos e cumprir sua agenda. Na oportunidade governador e secretário discutiram os novos programas de governo para a agricultura.

Despachar diretamente do gabinete de seus secretários já é uma prática do governador Confúcio Moura, transformando em realidade a ideia de um governo democrata. Essa atitude leva ao governador uma visão mais realista da estrutura e da ação que vem sendo desenvolvida em cada secretaria.

Antes de dar início aos despachos o governador reuniu-se com o secretário executivo, Elisafan Sales e com o assessor jurídico, o advogado Dr. José Pinto, ambos da Emater. A conversa versou sobre as ações desenvolvidas pela assistência técnica e extensão rural nas áreas ribeirinhas, uma das preocupações do governador.

PROGRAMAS

Sales apresentou ao governador as novas diretrizes para os programas de desenvolvimento agrícola a serem realizados junto à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). Entre eles destacam-se o “Terra Produtiva”, que dará suporte ao programa de mecanização agrícola no Estado e o “Peixe Sustentável”, um projeto para o fortalecimento da piscicultura de Rondônia.

José Pinto, que foi um dos executores do antigo Polonoroeste, programa do governo federal para desenvolvimento do noroeste brasileiro, com recursos do Banco Mundial, no início dos anos 80, lembrou a experiência da produção e distribuição de sementes e mudas melhoradas, que tinha por objetivo aumentar a produtividade numa mesma área, a baixo custo, evitando-se assim a deterioração de novas áreas.

O governador lembrou que uma das grandes dificuldades da população ribeirinha é a falta de transporte para o escoamento da produção, dizendo ser essa uma prática a ser vista pelo governo.


Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)