Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Emater incentiva agroindústria com derivados do leite


A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) promoveu, em Guajará-Mirim uma Exposição de Produtos Industrializados Derivados do Leite. O evento, realizado na Praça Mário Correia, pela equipe da Emater/Guajará-Mirim, no Território Madeira Mamoré, reuniu cerca de 200 pessoas entre agricultores familiares, pequenos comerciantes, turistas e autoridades para visitação e degustação de variedades de queijos. O objetivo foi incentivar a agregação de valores através da agroindustrialização de produtos derivados do leite.

A agroindústria familiar se constitui a partir de motivações de natureza econômica e social. Sua implantação em Rondônia vem ganhando grande incentivo por parte do governo estadual que, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) lançou o Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove).

Para o gerente da Emater em Guajará-Mirim, Francisco de Assis Barros, a agroindústria familiar rural surge de uma oportunidade de mercado identificada pelo empreendedor de fundo de quintal, na maioria das vezes de forma intuitiva, sem estudos ou avaliações técnico-econômicas preliminares. “Via de regra, essa oportunidade se relaciona com o conhecimento técnico do próprio empreendedor ou de algum de seus familiares, e é em torno deste conhecimento que ele planeja suas instalações e estrutura a sua produção”, diz Barros.

Ele explica ainda que a principal motivação é de ordem econômica, ou seja, a agregação de valor aos produtos transformando-se artesanal ou semiartesanal os excedentes que os produtores rurais não conseguem comercializar in natura. Dentre as motivações sociais mais relevantes destacam-se a fixação da família na propriedade rural e a manutenção da integridade familiar com envolvimento de todos os membros na produção.

A Exposição de Produtos Industrializados Derivados do Leite realizada em Guajará-Mirim visou apresentar as variedades de subprodutos do leite processados na agroindústria do agricultor Claudemar Lagos, localizada no quilômetro 12 da margem esquerda da BR-425, cujos produtos vêm sendo muito bem aceitos na região. “O objetivo foi mostrar que é possível oferecer alimentos mais saudáveis por um preço muito mais baixo que o da técnica tradicional, com a vantagem de se conhecer a origem dos produtos e as técnicas de higiene utilizadas”, indaga Barros.

Durante a exposição, além de conhecer os procedimentos da agroindústria, os participantes tiveram a oportunidade de degustar os diversos tipos de queijos ali produzidos.

Fonte: Wania Ressutti / Emater
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)