Terça-feira, 30 de outubro de 2012 - 12h33
A Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) promoveu, em Guajará-Mirim uma Exposição de Produtos Industrializados Derivados do Leite. O evento, realizado na Praça Mário Correia, pela equipe da Emater/Guajará-Mirim, no Território Madeira Mamoré, reuniu cerca de 200 pessoas entre agricultores familiares, pequenos comerciantes, turistas e autoridades para visitação e degustação de variedades de queijos. O objetivo foi incentivar a agregação de valores através da agroindustrialização de produtos derivados do leite.
A agroindústria familiar se constitui a partir de motivações de natureza econômica e social. Sua implantação em Rondônia vem ganhando grande incentivo por parte do governo estadual que, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) lançou o Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove).
Para o gerente da Emater em Guajará-Mirim, Francisco de Assis Barros, a agroindústria familiar rural surge de uma oportunidade de mercado identificada pelo empreendedor de fundo de quintal, na maioria das vezes de forma intuitiva, sem estudos ou avaliações técnico-econômicas preliminares. “Via de regra, essa oportunidade se relaciona com o conhecimento técnico do próprio empreendedor ou de algum de seus familiares, e é em torno deste conhecimento que ele planeja suas instalações e estrutura a sua produção”, diz Barros.
Ele explica ainda que a principal motivação é de ordem econômica, ou seja, a agregação de valor aos produtos transformando-se artesanal ou semiartesanal os excedentes que os produtores rurais não conseguem comercializar in natura. Dentre as motivações sociais mais relevantes destacam-se a fixação da família na propriedade rural e a manutenção da integridade familiar com envolvimento de todos os membros na produção.
A Exposição de Produtos Industrializados Derivados do Leite realizada em Guajará-Mirim visou apresentar as variedades de subprodutos do leite processados na agroindústria do agricultor Claudemar Lagos, localizada no quilômetro 12 da margem esquerda da BR-425, cujos produtos vêm sendo muito bem aceitos na região. “O objetivo foi mostrar que é possível oferecer alimentos mais saudáveis por um preço muito mais baixo que o da técnica tradicional, com a vantagem de se conhecer a origem dos produtos e as técnicas de higiene utilizadas”, indaga Barros.
Durante a exposição, além de conhecer os procedimentos da agroindústria, os participantes tiveram a oportunidade de degustar os diversos tipos de queijos ali produzidos.
Fonte: Wania Ressutti / Emater
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg