Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Em uma semana mais de 1500 foram eleitores regularizados



No decorrer da semana passada, mais de 1500 eleitores procuraram a Justiça Eleitoral em todo o Estado para regularizar sua situação, em Porto Velho, foram mais de 700 atendimentos.

Desde que foi publicada a relação de eleitores com inscrições passíveis de cancelamento em razão de ausências às urnas a procura pelos serviços eleitorais cresceu.

A relação de inscrições passíveis de cancelamento está em destaque na página inicial do sítio eletrônico do TRE (www.tre-ro.gov.br). Em todo o Estado, mais de 24.000 eleitores encontram-se na iminência de terem seus títulos cancelados. Em Porto Velho, aproximadamente 10.000 eleitores estão na mesma condição.

Os eleitores cujos nomes constem na listagem deverão procurar o cartório eleitoral mais próximo para regularizar sua situação, sob pena de cancelamento do título eleitoral, lembrando que o prazo para regularização termina no dia 14 de abril.

Os eleitores que detém a prerrogativa constitucional do voto facultativo não necessitam justificar sua ausência às urnas uma vez que estão isentos da obrigatoriedade do voto, são eles: os analfabetos, os que à época da eleição tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos.

Também não estão sujeitos ao cancelamento dos títulos os eleitores portadores de deficiência “que torne impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais”.

Destacamos, por final, que não será expedida notificação ao eleitor pela Justiça Eleitoral.

Fonte:Jaqueline Machado / TRE-RO

 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)