Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições - Gente de Opinião
Eleições

Quem é Cristiane Lopes? Ex-vereadora e pré-candidata a deputada federal por Rondônia


Quem é Cristiane Lopes? Ex-vereadora e pré-candidata a deputada federal por Rondônia - Gente de Opinião

Cristiane Lopes tem 38 anos, nascida em Porto Velho- RO, é cristã, mãe, casada, tem 1 filha, sendo Hadassa a caçula que chegou recentemente para alegrar e iluminar a sua vida e dois enteados.

Foi eleita como vereadora de Porto Velho em (2016-2020), com 2887 votos.

Participou das eleições 2018, como candidata a deputada federal, onde conquistou 20.350 votos. Em 2020 foi candidata à prefeita de Porto Velho, sendo a primeira mulher a chegar ao segundo turno, numa campanha acirrada e com bastantes obstáculos.

Conquistou 92.015 votos para a prefeitura da capital. Desta vez, Cristiane Lopes é pré-candidata à deputada federal por RO pelo União Brasil.

Estudou nas escolas públicas João Bento da Costa, Eduardo Lima e Silva, e Bela Vista e conhece a capital como ninguém.

Jornalista por formação iniciou a carreira jornalística há mais de 15 anos, na Rádio Caiari. Formou-se em Jornalismo em 2009. Já trabalhou na TV Allamanda, na TV

Candelária, SIC TV e na Rede TV, onde teve a sua primeira oportunidade como apresentadora. E em 2013, foi convidada para apresentar o programa Rondônia Urgente na TV Meridional.

Seu mandato será sempre em defesa dos interesses da população, principalmente das mulheres e da família. A Educação e Saúde serão prioridades no seu trabalho.

É PRÉ- CANDIDATA Á DEPUTADA FEDERAL POR RONDÔNIA, pois crer que é possível sim fazer a diferença e trabalhar apenas em benefício da população. E fazer ainda mais pelo Estado de Rondônia. Quer continuar trabalhando de forma transparente para melhorar a qualidade de vida dos rondonienses. Afinal de contas, é daqui, e é aqui que ela quer viver, ver os seus filhos crescerem e exercerem suas profissões.

CONQUISTAS COMO VEREADORA:

No mandato de vereadora em Porto Velho (2016-2020) atuou de forma firme na busca do bem estar social, da igualdade, dos direitos básicos como saúde, educação, saneamento, além de lutar arduamente pela melhoria da infraestrutura da cidade, como limpeza, drenagem, asfalto dentre outros.

Foram mais de Seis (06) mil pedidos de providências feitos. Entre os atendidos estão:

1. Seu maior foco foi à área da saúde.

Conquistou junto ao deputado estadual Aélcio da TV (PP), uma emenda no valor de R$ 733 mil para a compra de medicamentos que atenderão a Capital e abastecerão o Pronto Socorro João Paulo II, o Hospital de Base Ary Pinheiro e o Hospital Infantil Cosme e Damião.

 Assegurou uma verba enviada pelo Ministério da Educação para a construção de creche no Bairro Novo.

 Bairro Conceição, na zona Sul foi asfaltado depois de pedido da vereadora Cristiane Lopes.

 Conseguiu iluminação da área de lazer Deroche.

 Foi instalada faixa de pedestres, junto com a sinalização e os redutores de velocidade em frente à escola Pequenos Talentos, na zona Sul. E após a manutenção da rede elétrica da escola, os ares-condicionados foram instalados também.

 Bueiro e acesso a Rua Bandonion foi recuperado depois de pedido de vereadora.

 Cristiane Lopes conseguiu mais visibilidade para Mercado do Peixe, localizado no bairro caladinho, zona Sul.

 A instalação do abrigo da parada de ônibus na Avenida Jorge Teixeira, entre Amazonas e Jaci Paraná.

 A Instalação de Pontos de Iluminação na avenida Farqhuar, entre Imigrantes e Estrada do Belmont,onde os moradores viviam na escuridão há anos, pois a via sequer tinha postes de iluminação pública.

 Os banheiros químicos que estão em processo de licitação e serão instalados no Shopping Popular e nas Feiras Livre da cidade.

 A recuperação e asfaltamento da Rua Benedito Inocêncio com América do Sul, no bairro Três Marias, entre tantos outros.

 

AUTORA DAS LEIS

 LEI Nº 2.404/2017 - Institui o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama.

 LEI Nº. 2.468/2017 - Obrigam restaurantes e similares a concederem descontos e/ou meia porção a pessoas que fizeram cirurgia bariátrica.

 LEI Nº 2.479/2018 - Autoriza o Poder Executivo a implantar o estudo da “Constituição em Miúdos” nas escolas Municipais.

 LEI Nº 2.482/2018 - Cria no âmbito municipal a “Câmara Mirim” e dá outras providências.

 LEI Nº 2.483/2018 - Institui o Programa Municipal de Doação de Alimentos, não vendidos nos supermercados de Porto Velho.

 LEI Nº 2.510/ 2018 - Institui a “Semana Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade, Hipertensão Arterial e Diabetes”.

 LEI N° 2.657/2019 - Dispõe sobre a criação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e Guias-Intérpretes para Surdo-cegos, no âmbito do Município de Porto Velho.

 LEI Nº 2.619/2019 - Institui o “Dia dos Surdos no município de Porto Velho”.

 LEI Nº 2.595/2019 - Cria o Projeto “essa Rua é Nossa”, que nomina os logradouros da cidade de Porto Velho.

 LEI Nº 2.652/2019 - Cria a "Semana da Cidadania", que dispõe de Palestras aos Alunos da Rede Municipal.

 LEI N° 2.674/2019 - Dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia e dá outras providências.

 LEI Nº 2.640/2019 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da Administração Pública, em utilizar copos Ecológicos e Biodegradáveis.

 LEI Nº 2.649/2019 - Cria “A Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual no município de Porto Velho”.

 LEI N° 2.673/2019 - Dispõe sobre a obrigatoriedade das Usinas Hidrelétricas instaladas no município de Porto Velho comunicar a abertura de suas comportas.

 LEI N° 2.713/2019 - Obriga hotéis, motéis e pensões a afixar cartazes proibindo a hospedagem de crianças e/ou adolescentes sem a presença ou autorização dos pais ou responsáveis, respeitando o artigo 82 do ECA.

 LEI Nº 2.727/2020 - Institui e inclui no calendário oficial de eventos do Município de Porto Velho “O Dia Municipal do Feirante”. Dia 25 de agosto.

 

AÇÕES EM MEIO À PANDEMIA COMO VEREADORA DE PORTO VELHO

26 de março, Pedido de Providência n° 2078/20, sugere a viabilidade de criação de linha de crédito, incentivo e isenção fiscal aos micro empreendedores individuais e aos agricultores familiares.

30 de março, Ofício n° 27/2020 pedindo a suspensão da cobrança de taxas referentes aos alvarás e licenças de funcionamento para feirantes e comerciantes que estejam trabalhando no período de isolamento social.

02 de abril, Anteprojeto à Mesa Diretora da Câmara, para que as sessões ordinárias acontecessem por meio de videoconferência e votação eletrônica, durante este período de Calamidade Pública por conta da pandemia do COVID-19.

A primeira sessão remota aconteceu no dia 07 de maio.

07 de abril, Carta Aberta dos vereadores da Câmara ao Governador e ao prefeito da Capital, solicitando a inclusão das entidades do terceiro setor nos programas de Políticas Públicas de Combate à Covid 19, em especial a AMA,

Casa Família Rosetta, entre outras.

20 de abril, Ofício n° 31/20, ao Governador Marcos Rocha, sugerindo a criação de auxílio emergencial para os trabalhadores que impedidos de trabalhar no comércio, e que não se enquadram no benefício social do Governo Federal.

23 de abril, Pedido de Providência nº 2133/20 para a Superintendência Municipal de Licitações: para que publicar, em caráter de urgência, no Portal de Compras no Município, todas as aquisições emergenciais, como dispensa, convênio, Contrato emergencial, relativos a COVID-19;

23 de abril, Pedido de Providência nº 2134/20 para a Superintendência de Gastos Públicos informe quantos processos sobre aquisições emergenciais e excepcionais em situação de COVID-19, foram analisados.

23 de abril, Pedido de Providência nº 2137/20 para a SEMPOG e SEMFAZ, saber como o orçamento liberado para a calamidade foi utilizado. E quem é o responsável pelas informações no portal da transparência.

Dia 23 de abril – Pedido de Providência nº 2135 para a SEMUSB, nº 2.136/2020

para a SEMUSA e para a SEMASF, informar sobre o recebimento de verbas do Governo Federal, e todas as aquisições e gastos por conta da calamidade.

Dia 27 de abril - Ofício n° 33/20 ao governador Marcos Rocha, pedindo o retorno da Patrulha Maria da Penha e demais mecanismos de combate à violência

contra a mulher, que estão interrompidos ou estão em atendimento virtual. A Patrulha Maria da Penha retornou às ruas no dia 10 de maio. Porto Velho foi a primeira cidade a ter esse serviço restabelecido no Estado.

Dia 04 de maio - Ofícios n° 35 e 36/20 encaminhados as SEMTRAN e SEMASF, solicitando organização das filas das agências da Caixa Econômica Federal e a higienização com álcool em gel das mãos dos beneficiados.

Dia 04 de maio - Ofício n° 37/20 - Solicitando informações da Secretaria Municipal de Educação sobre a aquisição, condições de armazenamento e destinação da merenda escolar.

11 de maio - Ofícios n° 39, 40 e 41/20 ao Prefeito Hildon Chaves, ao Governador Marcos Rocha e a Superintendência da Caixa solicitando o retorno no atendimento da Casa Lotérica do distrito de Extrema.

Dia 13 de maio - Ofícios n° 38 e 42/20, solicitando a desinfecção das Unidades de Saúde da Capital e Distritos. O trabalho começou a ser realizado no dia 18 de maio nas Unidades do bairro Mariana e Hamilton Gondim.

A Emdur atendeu os Pedidos de Providências n°3.454, de 29 de abril de 2019 e o n° 4.202 de 19 de maio de 2019, que solicitavam a iluminação da Linha São Pedro, zona Rural da Capital.

Dia 19 de maio - Ofício n° 43/20 à Semasf - solicitando que a Secretaria providencie imediatamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel para os servidores do Albergue Municipal Frei Damião.

Dia 29 de maio - Ofício n° 44/20 ao Prefeito Hildon Chaves e o ofício n° 45/2020 ao Governador Marcos Rocha e a Sesdec, solicitando reforço na segurança de todas as Unidades de Saúde e Hospitais municipais e estaduais,

localizados na Capital.

Dia 10 de junho - Ofício n° 48/20, ao Ministério Público pedindo que Executivo

Municipal disponibilize nas UPAs, testes para Covid-19, bem como as medicação que são utilizadas no tratamento, além de cópias dos processos de aquisição de máscaras, álcool em gel, luvas, respiradores, e outros insumos.

Dia 15 de junho – Ofício nº 50/20 à SEMUSA pedindo providência quanto falta de organização no atendimento à população que estava procurando as Unidades de Saúde para realizar os testes rápidos.

Dia 15 de junho – Ofício nº 51/20 à SEMUSA, solicitando informações sobre o barco hospital que a Secretaria Municipal de Saúde estava reformando para prestar atendimento a comunidades ribeirinhas.

Dia 18 de junho - Ofícios n° 55 e 56/20 à SEMASF requerendo medidas urgentes para atender a Vila Princesa, com medicamentos, máscaras, álcool em gel, além de uma equipe para auxiliar no cadastramento do Benefício Social, tanto do Governo Federal, quanto do Estadual.

18 de junho de 2020 – Ofício nº 57/20 à ENERGISA solicitando a troca do poste na Rua José de Alencar em frente à escola São Pedro, Bairro Pedrinhas, pois o mesmo está com a estrutura abalada, e corre o risco de cair.

19 de junho de 2020 – Ofício nº 58/20 solicitando a CAERD providências para sanar o desabastecimento no distrito de Nova Califórnia.

23 de junho de 2020 – Ofício nº 59/20 solicitando a CAERD providências para sanar o desabastecimento no Residencial Cristal da Calama.

Dia 25 de junho - Ofício n° 63/20, encaminhado a SEMUSA, solicitando informações sobre quais medidas adotadas pelo município, para conseguir os materiais necessários ao retorno do Ponto de Apoio da Saúde na Vila do DNIT.

Dia 02 de julho - Ofício n° 69/20 à Caerd, solicitando a limpeza da rede de esgoto, na rua Jardim, Bairro Novo, próximo ao ponto final de ônibus.

Dia 02 de julho - Ofícios n° 70/20 e 71/20 para EMDUR e à ENERGISA para que providenciem iluminação da Av. Mamoré, e instalem postes no canteiro central, e reparos nas lâmpadas.

Dia 07 de julho - Ofício nº 73/20 à SEMAGRIC solicitando informações do Termo de Cooperação Técnica que seria firmado entre a prefeitura de Cujubim e de Porto Velho, para recuperação e manutenção de vicinais na divisa entre os municípios.

Dia 07 de julho - Ofício nº 74/20 ao Governador de Rondônia sugerindo ação judicial visando obter autorização para contratar médicos formados no exterior, e que ainda não fizeram o revalida, para trabalhar nas unidades estaduais de saúde.

Dia 14 de julho – Ofício nº 77/20 sugerindo que a prefeitura firme parceria com alguma Faculdade Privada para a contratação de nutricionistas. Além de abrir

processo licitatório para comprar de dietas especificas, para as UPAs.

Dia 20 de julho - Ofício nº 78/20 Secretaria Geral de Governo e a Secretaria Municipal de Administração solicitando informações sobre o planejamento de gestão do pátio da EFMM, bem como qual será o método utilizado, quem administrará todo o complexo, quais os ambientes destinados a órgãos públicos e quais serão destinados a iniciativa privada, planejamentos quanto a vigilância e segurança, horários de abertura e fechamento.

Qual bandeira defenderá como pré- candidata a deputada Federal por Rondônia

• Defender sempre os princípios da família.

• Economizar despesas com gabinete e fazer com que retornem a sociedade.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ministério Público Eleitoral alerta que prazo de filiação partidária termina em 6 de abril

Ministério Público Eleitoral alerta que prazo de filiação partidária termina em 6 de abril

Quem pretende concorrer a uma vaga para vereador(a) ou prefeito(a) nas eleições municipais de 2024 deve ficar atento(a) aos prazos previstos em lei.

Eleição de Conselheiro Federal Representante da modalidade Engenharia Civil em Rondônia

Eleição de Conselheiro Federal Representante da modalidade Engenharia Civil em Rondônia

 O Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA realiza este ano, no dia 03 de novembro próximo, eleição para o cargo de Conselheiro Federal no Conselho Federal de Eng

Vinicius Miguel defende a renda mínima como medida para combater o aumento da pobreza

Vinicius Miguel defende a renda mínima como medida para combater o aumento da pobreza

Segundo o Mapa da Nova Pobreza, da Fundação Getúlio Vargas, entre 2019 e 2021, mais de 9 milhões de brasileiros entraram na linha de pobreza. Ainda de

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)