Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições - Gente de Opinião
Eleições

Pela “Chapa 10” na OAB


Pela “Chapa 10” na OAB - Gente de Opinião

A julgar pelas intenções declaradas na retórica dos palanques, o Brasil é pleno de moralidade. O problema está nas atitudes. Ou nos gestos. “De boas intenções o inferno está cheio” – dizia o santo francês São Bernardo de Clairvaux (1090-1153). Conselheiro de reis e papas, ele exibiu a elasticidade moral das próprias intenções ao defender a Segunda Cruzada, para combater àqueles que eram considerados hereges, por ousarem interpretar de modos plurais a ortodoxia católica. Mora exatamente aí – e nesse ponto pode ser adequadamente dimensionada – a distância entre pregação e atitude.  

Acuidade, discernimento e zelo são regras gerais para aqueles que não querem se deixar enganar. E a escolha democrática do novo presidente do Conselho Seccional da OAB para o período de 2022/2024, programada para dia 23 de novembro, não está imune a isso. É claro que o elevado padrão cultural e as facilidades do acesso à informação pelo eleitorado dificultam isso. Mas não se pode considerar exaurido o recurso a encômios e sarabandas. 

Permanece salutar, pois, a orientação bíblica de Mateus 26:41: Vigilate et orate. E isso vale para qualquer eleição, de grêmio estudantil ao Conclave do Cardinalato. Basta submeter às propostas dos candidatos ao escrutínio da verossimilitude e à ponderação da razoabilidade. Pessoalmente, após cuidadosa análise das proposições dos concorrentes, optei por apoiar a “Chapa 10” liderada pelo advogado Márcio Melo Nogueira. É aquela que, no meu modesto entendimento, mais se identifica com os princípios que considero fundamentais para a gestão dos destinos da OAB Rondônia. Especialmente pelo apoio à jovem advocacia, fortalecimento da participação da mulher advogada e atenção às subseções. 

O candidato não se limita a apontar o que é preciso fazer. Ele mostra em seu projeto o que, porque e como fazer. Observa que, na nova realidade mundial, que já começa a se apresentar ao mundo pós pandemia, é preciso a unificação de propósitos para a construção da advocacia dos novos tempos, mais inclusiva, participativa e inovadora, na qual todos os advogados se sintam representados, ouvidos e valorizados. Uma OAB capaz de oferecer suporte permanente ao advogado no seu dia a dia, especialmente a partir da implantação da tecnologia 5G, prevista contratualmente para instalação já em todas as capitais até junho de 2022. 

Márcio Nogueira assegura que um considerável avanço será a adoção do aplicativo “OAB na mão”, que irá aproximar ainda mais a tecnologia das atividades do advogado. Por ele será possível acessar via celular, com rapidez e segurança, requerimentos, certidões e guias, documentos hoje emitidos apenas presencialmente. Será também criado o Advlab, uma incubadora para novos advogados e aceleradora para profissionais já no mercado. A ideia é oferecer a todos consultoria nas áreas de processos, tecnologia, gestão financeira e marketing. Ele anuncia também a implantação do programa “Meu Escritório”, com base física e escritório virtual gratuitos.  

O candidato que lidera a “Chapa 10” quer também estabelecer um programa de incentivo à mediação e arbitragem, como forma de promover a solução extrajudicial de problemas jurídicos, o que poderá poupar tempo e custos do Poder Judiciário. E ainda criar um mercado promissor para a advocacia. Propõe estender às subseções da Ordem em todo o estado a instalação de postos de atendimento exclusivo do INSS para os advogados, a exemplo do que já é realizado com sucesso em Porto Velho, nas dependências da CAARO. 

Não integro a chapa, pelo que deixarei o Conselho Federal da Ordem no próximo ano. Mas estarei sempre presente: na condição de membro honorário vitalício, pretendo continuar a servir à OAB, contribuindo com minha história, experiência e amor à instituição para o fortalecimento da advocacia rondoniense. Permito-me recomendar, porém, bastante atenção: os vilões de hoje não são mais aqueles que torciam as bigodeiras, mas os que se escondem, camuflados, sempre à espreita de condições favoráveis e dissimulados pela nobreza das boas intenções.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ministério Público Eleitoral alerta que prazo de filiação partidária termina em 6 de abril

Ministério Público Eleitoral alerta que prazo de filiação partidária termina em 6 de abril

Quem pretende concorrer a uma vaga para vereador(a) ou prefeito(a) nas eleições municipais de 2024 deve ficar atento(a) aos prazos previstos em lei.

Eleição de Conselheiro Federal Representante da modalidade Engenharia Civil em Rondônia

Eleição de Conselheiro Federal Representante da modalidade Engenharia Civil em Rondônia

 O Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA realiza este ano, no dia 03 de novembro próximo, eleição para o cargo de Conselheiro Federal no Conselho Federal de Eng

Vinicius Miguel defende a renda mínima como medida para combater o aumento da pobreza

Vinicius Miguel defende a renda mínima como medida para combater o aumento da pobreza

Segundo o Mapa da Nova Pobreza, da Fundação Getúlio Vargas, entre 2019 e 2021, mais de 9 milhões de brasileiros entraram na linha de pobreza. Ainda de

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)