Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições - Gente de Opinião
Eleições

Márcio Nogueira vai lançar um amplo programa de conciliação e arbitragem

Programa é focado na celeridade processual que muda o paradigma da cultura do litígio para uma cultura focada na harmonização social


Márcio Nogueira vai lançar um amplo programa de conciliação e arbitragem - Gente de Opinião

O incentivo à mediação e a arbitragem como instrumento eficaz para reduzir conflitos jurídicos será uma prática estimulada pelo advogado Márcio Nogueira, candidato à Presidência da OAB pelo movimento “Juntos pela Advocacia”. O modelo ainda está sendo desenhado, mas deverá ser por meio da criação de uma Câmara de Conciliação e Arbitragem, como parte de seu projeto de inovação da Ordem.

Segundo Márcio Nogueira, a busca pelo Judiciário para resolver conflitos, em muitos casos, deveria ser exceção e não a regra. A justiça, diz ele, só seria acionada quando se houvessem exauridas todas possibilidades de diálogo.

Segundo estudiosos defensores dessa ferramenta, na maioria das vezes uma decisão judicial encerra o litígio, mas não resolve o problema. Pelo contrário, a experiência comum demonstra que um desfecho judicial acirra ainda mais os ânimos.

O candidato à Presidência da OAB destaca que, além de se fazer justiça, a conciliação harmoniza as diferenças e permite que as partes resolvam o impasse, preserve as relações e construam juntas a solução.

Outro aspecto destacado por incentivadores desse modelo de solução de conflitos, é que diferentemente da decisão judicial, na mediação não existem vencidos e vencedores. Consequentemente, não se fala em vitória ou derrota, mas sim em construção voluntária de consenso.

Márcio Nogueira aponta ainda a morosidade do processo e a falta de efetividade da prestação jurisdicional como motivos para se adotar o meio alternativo, que trará benefícios para todos: as partes passarão a resolver os próprios conflitos de forma célere, menos onerosa e desgastante e o Poder Judiciário, por consequência, irá desafogar suas prateleiras, podendo garantir o real acesso à justiça.

As alterações trazidas pelo novo Código de Processo Civil, segundo Márcio Nogueira pretende focar na celeridade processual através da transição de uma cultura baseada no litígio para uma cultura focada na harmonização social.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ministério Público Eleitoral alerta que prazo de filiação partidária termina em 6 de abril

Ministério Público Eleitoral alerta que prazo de filiação partidária termina em 6 de abril

Quem pretende concorrer a uma vaga para vereador(a) ou prefeito(a) nas eleições municipais de 2024 deve ficar atento(a) aos prazos previstos em lei.

Eleição de Conselheiro Federal Representante da modalidade Engenharia Civil em Rondônia

Eleição de Conselheiro Federal Representante da modalidade Engenharia Civil em Rondônia

 O Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA realiza este ano, no dia 03 de novembro próximo, eleição para o cargo de Conselheiro Federal no Conselho Federal de Eng

Vinicius Miguel defende a renda mínima como medida para combater o aumento da pobreza

Vinicius Miguel defende a renda mínima como medida para combater o aumento da pobreza

Segundo o Mapa da Nova Pobreza, da Fundação Getúlio Vargas, entre 2019 e 2021, mais de 9 milhões de brasileiros entraram na linha de pobreza. Ainda de

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)