Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eleições no Sindsaúde Chapa 3 solicita apoio da CUT


  

A CUT – Central Única dos Trabalhadores recebeu nesta terça-feira (16/12) o pedido formal de apoio à Chapa 3 “Mobilização e GAE para todos”, para concorrer  nas eleições do Sindsaúde (Sindicato dos Servidores da Saúde).
Segundo o calendário eleitoral definido pela atual direção do sindicato, a votação ocorrerá na próxima segunda-feira (22/12), em todas unidades de saúde. Da Capital e do interior. O processo eleitoral já foi suspenso uma vez e, há informações de que novos questionamentos foram feitos na Justiça sobre a condução do processo dada pela atual diretoria do sindicato.

Durante a reunião com a direção da CUT, os integrantes da Chapa 3 apresentaram as propostas para a categoria e os planos de trabalho que, caso eleitos, pretende implementar em beneficio dos Servidores da Saúde. Participaram do encontro o candidato a presidente da chapa Orlandí Pereira Andrade, que é auxiliar de enfermagem; e o tesoureiro Sebastião Roberto Pinto, mais conhecido como Tião Pinto, enfermeiro. A chapa é composta ao todo por 110 integrantes.

“O objetivo principal da chapa é unir a categoria da saúde em todo Estado e poder trabalhar por todos” destaca Tião Pinto, que representa as bases do Interior do Estado. A chapa se propõe também a lutar pela transposição dos servidores municipais e estaduais do período do Ex-Território para os quadros da União; atualização salarial; renegociação de honorários; sindicato itinerante; ampliação da participação dos associados; e Gratificação de Atividades Específicas (GAE), também para os funcionários do interior.
Sobre a GAE, que atualmente é paga apenas na Capital, Orlandí Andrade explica que sua conquista representará um aumento de R$ 496,58 para os auxiliares e R$ 1.583,56 para enfermeiros.

A CUT considera esta eleição muito importante, pois o Sindsaúde é um dos maiores sindicatos de Rondônia, sendo que, além das lutas especificas, sua participação na luta geral dos servidores é decisiva. Além disso, o retorno da entidade para uma atuação dentro da Central possibilitará uma união ainda maior com outros sindicatos. O presidente da Central, Itamar Ferreira, informou que nas próximas horas a executiva da CUT definirá uma posição oficial sobre apoio para a chapa.

“Queremos que os trabalhadores da base do Sindsaúde participem ativamente deste processo eleitoral, pois o destino da entidade está em nossas mãos”, ressalta Orlandí Andrade, candidato a presidente.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)