Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Eleições dos taxistas: Chapa 2 apresenta propostas


Após o afastamento do presidente do Sindicato dos Condutores e Taxistas (Sincavir), ocorrido no dia 16/01, e a definição das regras iniciais para realização de uma eleição transparente e democrática, feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), a “Chapa 2 – Mudar Para Melhorar”, encabeçada pelo taxista Francisco Ferreira dos Santos, o Chiquinho, apresenta à categoria as ações que já estão sendo desenvolvidas e as propostas de trabalho caso seja eleito à presidência do Sindicato no próximo dia 15 de fevereiro.

Entre as ações desenvolvidas pela “Chapa 2”, Chiquinho destacou a luta para acabar com o monopólio das placas de táxi, que submetia a maioria da categoria a um regime de verdadeira escravidão; a conquista da regularização das placas aos permissionários individuais, sem cobrança de taxas pela Prefeitura e a negociação com a concessionária de veículos Sabenauto, que disponibilizará 58 carros novos com preços de fábricas e todas as isenções previstas em Lei aos novos permissionários, ou seja, os trabalhadores poderão financiar os veículos sem burocracia. Para isto, basta o trabalhador estar com o nome “limpo” nos órgãos de proteção ao crédito.

A “Chapa 2” pretende mudar a história do Sindicato. Segundo Chiquinho, a diretoria atual teria defendido, nos últimos anos, apenas os interesses dos concessionários que tinham o monopólio das placas. Isto é, a grande maioria dos taxistas ficavam submetidos a uma grande exploração. Para isso, a oposição compromete-se a fazer uma administração transparente e justa, visando resgatar o respeito e o prestígio do verdadeiro taxista, perante a sociedade, garantindo o direito de trabalhar com dignidade.

As principais propostas e objetivos que a “Chapa 2” pretende implementar no Sincavir são: auxílio funeral; criar um departamento jurídico; disponibilizar serviços de despachante e requerimento de multas; regularizar o CNPJ do Sindicato para recuperar seu crédito na “praça”; pagamento da mensalidade ao Sindicato através de boleto bancário; criar um fundo de reserva para assistência aos taxistas; cursos de informática para taxistas e familiares e firmar convênios para serviços de lavagem, borracharia e taxímetros à preço de custo.

Outra proposta importante da “Chapa 2” é realizar uma grande campanha para viabilizar a construção de uma nova sede administrativa do Sindicato, além de buscar alternativas visando a construção de uma Sede Social, no terreno do Sincavir, localizado na rua Raimundo Cantuária, para que o taxista e seus familiares tenham um local decente para os momentos de lazer.

Chiquinho destaca que “no próximo dia 15 de fevereiro todos os sindicalizados poderão votar nas propostas que atendam melhor os verdadeiros interesses da categoria”.

Fontes: Marcos Paulo

Mais Sobre Política

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es