Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Eleições do Ipam: Servidores escolherão o novo Conselho Municipal de Previdência


 
A eleição para os novos membros do Conselho Municipal de Previdência, órgão responsável por aprovar, fiscalizar e representar a política previdenciária do Ipam e também para o cargo de Coordenador de Previdência do Instituto, está marcada para o dia 22 de dezembro de 2010. As inscrições estão sendo feitas na sede do Ipam, das 8 às 14h, e poderão ser realizadas até às 14h do dia 22 de novembro de 2010. Para se candidatar o postulante ao cargo deve ser servidor público municipal efetivo, ativo ou inativo dos Poderes Executivo e Legislativo, qEleições do Ipam: Servidores escolherão o novo Conselho Municipal de Previdência - Gente de Opiniãoue esteja filiado ao RPPS/Ipam como segurado da Previdência.

O registro de candidatura para o cargo de Coordenador de Previdência e de membro do Conselho Municipal de Previdência deverá ser requerido pelo próprio interessado, com a assinatura reconhecida em cartório juntamente com a declaração do órgão empregador atestando que o postulante é servidor contratado no regime estatutário e, que não está cumprindo sanção disciplinar de suspensão. Os documentos a serem apresentados são cópia do Registro Civil (RG) e do CPF e certidão negativa do Tribunal de Contas do Estado.

Apenas para a candidatura ao cargo de Coordenador de Previdência, a legislação exige que o candidato não exerça cargo em comissão ou função de confiança na administração direta, ou seja, os candidatos ao cargo de membro do Conselho Municipal de Previdência estão isentos dessa exigência. Os servidores efetivos ativos do Poder Executivo, autarquias e fundações do Poder Legislativo e Inativos do município de Porto Velho deverão escolher o Coordenador de Previdência para representá-los junto ao RPPS/IPAM.

O Conselho

O Conselho Municipal de Previdência é composto por quatro representantes do Poder Executivo, um do Poder Legislativo e um dos Inativos, do total dos seis membros que serão eleitos, o servidor só poderá votar em um único candidato. Desta forma, os servidores efetivos do município de Porto Velho poderão votar em um candidato ao cargo de membro do CMP representante dos servidores do Poder Executivo, enquanto os servidores da Câmara Municipal votarão em um candidato representante do Poder Legislativo e os Inativos votarão em um candidato inativo do município de Porto Velho que representará a sua categoria.

No dia de votação, 22/12, que iniciará às 08hs e terminará as 17hs, terá urnas distribuídas no próprio Ipam, na Câmara Municipal de Porto Velho, nos Distritos localizados na BR 364, na Ponta do Abunã e no baixo Madeira, além das secretarias municipais de Administração (Semad), Saúde (Semusa), Educação (Semed), Serviços Básicos (Semusb), Obras ( Semob), Planejamento (Sempla) e gabinete do Prefeito.

Os servidores municipais que não pertençam às secretarias citadas deverão votar nos seguintes locais:

Na Semad, votarão os servidores municipais lotados na Semfaz, Semas,CGM, PGM e FUNESCOLA.

Na Semusb, devem votar os servidores municipais lotados na Semagric.
No Gabinete do Prefeito, devem votar os servidores municipais lotados na Semdestur, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Coordenadoria da Juventude, Coordenadoria de Comunicação Social, Fundação Cultural Iaripuna, Emdur e Semtran.

Na Sempla devem votar os servidores lotados na Semepe, Sempre, Sema, Semes e Semur.

Os servidores do Poder Legislativo votarão na Câmara Municipal e os Inativos votarão na sede do Ipam.

Urnas Itinerantes

Segundo a presidente da Comissão Eleitoral, a advogada Blandina Gonçalves, a comissão está cuidando para que todos os servidores aptos a votar exerçam o seu direito. “É importante salientar que para escolas municipais, postos de Saúde, bem como, nos demais órgãos da prefeitura de Porto Velho, a Comissão Eleitoral vai disponibilizar no mínimo quatro urnas itinerantes para coleta dos votos exclusivamente dos servidores lotados naquelas unidades” enfatizou Blandina.

Nos Distritos a votação será das 8h às 14hs, para que seja possível apurar todos os votos no mesmo dia das eleições.Ainda de acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, “os Conselheiros do Ipam tem como uma de suas atribuições a responsabilidade de aprovar a política de Previdência do Instituto, estabelecer as diretrizes gerais do RPPS/Ipam, e ainda manifestar-se sobre a prestação de contas anual a ser remetida ao Tribunal de Contas, afirma a presidente.

A comissão está trabalhando para que as regras estabelecidas pelo Decreto nº. 11.805, de 20 de setembro de 2010, e suas complementações, sejam todas obedecidas, devendo os candidatos por sua vez,estarem atentos também aos prazos estabelecidos no decreto bem como na apresentação de um fiscal para acompanhamento dos trabalhos das juntas eleitorais. A Comissão Eleitoral é composta pela presidente Blandina Gonçalves, pelos membros Solange Esteves de Souza Duarte, David Antonio Avanso, Vanilda Lopes de Oliveira, pelo suplente Francisco Assis Vieira Neto e pela secretária, Jaila Soares de Sousa.

Fonte: Nara Vargas
 

Mais Sobre Política

Lebrão pede a obrigatoriedade da presença de psicólogos em escolas públicas em Rondônia

Lebrão pede a obrigatoriedade da presença de psicólogos em escolas públicas em Rondônia

O deputado estadual Lebrão (MDB) apresentou, durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa de Rondônia, projeto de lei ordinária (PLO), que d

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras