Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Eleições 2010: Valverde assina termo de compromisso com a educação



Valverde assina termo de compromisso com a educação e diz que vai implantar a gestão democrática e acabar com as pressões e perseguições nas escolas

Além dos baixos salários e da falta de valorização dos profissionais, entre os piores problemas da educação, segundo o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, estão as perseguições e o assédio moral.

Valverde participou da 6ª Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação, realizada pelo Sintero, em Porto Velho, oportunidade em que dialogou com professores e técnicos administrativos, e apresentou suas propostas para a educação.

O candidato iniciou sua explanação afirmando que sentia-se em casa, pois conhece a maioria das pessoas ali presentes devido à sua participação na luta sindical, e também porque durante toda a sua vida pública sempre esteve ao lado dos trabalhadores em educação.

O programa de governo da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB” prevê uma reformulação do atual sistema por considerar que atualmente o governo não atende às necessidades do setor.

“Precisamos, primeiro, valorizar os trabalhadores em educação. Não admitimos que uma categoria tão importante para o Estado seja tratada debaixo de cassetete e à base de gás de pimenta”, disse Valverde.

Segundo o plano de governo da coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, a educação precisa passar por uma reformulação que inclui cursos de aperfeiçoamento, permitindo que os professores e técnicos façam pós-graduação, mestrado e doutorado. Também, segundo o plano de governo de Valverde, é preciso aperfeiçoar o plano de carreira da categoria, a atual Lei nº 410/2008, e cumpri-la integralmente, com todos os benefícios que a categoria tem direito.

Aos trabalhadores em educação Valverde disse que vai promover concursos públicos para preencher os cargos existentes, inclusive os cargos dos antigos funcionários de escolas, atualmente técnicos administrativos, como zeladoras, merendeiras e vigias. “Os professores precisam ser valorizados, mas não podemos nos esquecer daqueles funcionários que fazem a escola funcionar. Esses servidores estão abandonados pelo governo e isso não pode continuar assim”.

Uma das prioridades, segundo Valverde, será implantar a gestão democrática para que os trabalhadores em educação e a comunidade escolar possam eleger diretores de escolas e o conselho escolar, pois os cargos de direção não podem ser usados politicamente como moeda de troca.

Eduardo Valverde disse, também, que é preciso formar professores das disciplinas onde há mais carência, como química, física e matemática, o que será feito através de parcerias com a Unir e com a implantação da Universidade Estadual. Além disso, é preciso valorizar os profissionais da educação com salário digno. “Vamos utilizar recursos dos 25% da educação para melhorar os salários, e vamos contar com o dinheiro que vai sobrar da transposição. Assim teremos professore com salários justos, o que vai atrair novos profissionais”, disse Valverde.

Para completar o programa de governo, Valverde disse que é preciso reformar as escolas existentes, construir novas unidades, criar programas de ensino em tempo integral, e, principalmente, dialogar com a categoria. “Os trabalhadores em educação é quem estão na linha de frente, é quem estão em contato com os alunos. Portanto, ninguém melhor para saber a realidade da educação. Esses profissionais têm que ser ouvidos para que juntos possamos buscar soluções para os problemas”, finalizou.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política

Lebrão pede a obrigatoriedade da presença de psicólogos em escolas públicas em Rondônia

Lebrão pede a obrigatoriedade da presença de psicólogos em escolas públicas em Rondônia

O deputado estadual Lebrão (MDB) apresentou, durante sessão ordinária, na Assembleia Legislativa de Rondônia, projeto de lei ordinária (PLO), que d

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras