Domingo, 3 de outubro de 2010 - 07h18
Beatriz Arcoverde
Enviada Especial do Radiojornalismo
Porto Velho - Rondônia tem 52 municípios e população de 1,5 milhão de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009. Estão aptos a votar 1,079 milhão de eleitores, 28% a mais que há dez anos, quando o número de votantes era de 832 mil.
A economia de Rondônia está concentrada em serviços, que representam 54% do Produto Interno Bruto (PIB). Com a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau a economia ganhou nova força, com a criação de pelo menos 12 mil empregos diretos.
A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Elizabeth Mesquita, conta que nos últimos três anos, o estado, principalmente a capital, recebeu um número grande de imigrantes devido à construção das hidrelétricas. Assim, este ano, foram feitas mais de 3 mil transferências de título e mais de 3 mil cadastros para o voto em trânsito. “Nós também estamos preparados para suportar o grande número de justificativas que devem ser feitas neste domingo”, informa a diretora.
Cinco candidatos concorrem ao governo de Rondônia - Eduardo Valverde (PT), da Coligação Rondônia Melhor para Todos; Confucio Moura (PMDB), da Coligação Aliança por uma Rondônia Melhor para Todos; João Cahula (PPS), da Coligação Avança Rondônia; Expedito Júnior (PSDB), da Coligação Unidos para Avançar; e o Professor Marcos Sussuarana (P-SOL), que concorre sem coligação.
Para o Senado são sete candidatos. Concorrem às oito vagas de deputado federal 82 candidatos e 383 disputam uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a execução de serviços de

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade
O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

A tão aguardada torre de telefonia 5G do distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), já está oficialmente em funcionamento. A ativação do sinal repres
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)