Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eleições 2010: Um milhão e 79 mil eleitores vão às urnas em Rondônia


 
Beatriz Arcoverde
Enviada Especial do Radiojornalismo

Porto Velho - Rondônia tem 52 municípios e população de 1,5 milhão de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009. Estão aptos a votar 1,079 milhão de eleitores, 28% a mais que há dez anos, quando o número de votantes era de 832 mil.

A economia de Rondônia está concentrada em serviços, que representam 54% do Produto Interno Bruto (PIB). Com a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau a economia ganhou nova força, com a criação de pelo menos 12 mil empregos diretos.

A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Elizabeth Mesquita, conta que nos últimos três anos, o estado, principalmente a capital, recebeu um número grande de imigrantes devido à construção das hidrelétricas. Assim, este ano, foram feitas mais de 3 mil transferências de título e mais de 3 mil cadastros para o voto em trânsito. “Nós também estamos preparados para suportar o grande número de justificativas que devem ser feitas neste domingo”, informa a diretora.

Cinco candidatos concorrem ao governo de Rondônia - Eduardo Valverde (PT), da Coligação Rondônia Melhor para Todos; Confucio Moura (PMDB), da Coligação Aliança por uma Rondônia Melhor para Todos; João Cahula (PPS), da Coligação Avança Rondônia; Expedito Júnior (PSDB), da Coligação Unidos para Avançar; e o Professor Marcos Sussuarana (P-SOL), que concorre sem coligação.

Para o Senado são sete candidatos. Concorrem às oito vagas de deputado federal 82 candidatos e 383 disputam uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)