Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eleições 2010: Seca no AM deve aumentar abstenção no segundo turno das eleições



Diretor do TRE-AM, Pedro Batista, estima abstenção maior que 20%. Condição climática deve afetar principalmente cidades do interior.

Lucas Frasão
Do Globo Amazônia, em São Paulo 

 
 
Eleitores do Amazonas vão às urnas para o segundo turno das eleições neste domingo (31) e o estado enfrenta uma de suas maiores secas, que coloca 39 municípios em situação de emergência. A condição climática influencia o deslocamento de eleitores, principalmente em cidades do interior, uma vez que o nível de água em alguns rios só permite a passagem de canoas, por exemplo.

 

Eleições 2010: Seca no AM deve aumentar abstenção no segundo turno das eleições  - Gente de Opinião
Seca afastou rio da cidade de Uarini, no AM. (Foto: Rodrigo Baleia/ Greenpeace/ Divulgação)

De acordo com Pedro Batista, diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a seca pode ser responsável pelo aumento do número de eleitores ausentes no segundo turno. Ele estima que mais de 20% dos eleitorado amazonense não deverá comparecer às urnas no domingo.

"A seca já está afetando as eleições porque dificulta o trabalho das equipes que levam urnas aos colégios eleitorais", diz Batista. Segundo ele, já houve casos em que equipes tiveram de voltar porque não conseguiram seguir caminho por rios com nível de água muito baixo. Apesar disso, segundo ele, a instalação das urnas eletrônicas, feita entre sexta-feira (29) e sábado (30), não fica comprometida.

No primeiro turno, o índice de abstenção no Amazonas foi de cerca de 20%, ou seja, aproximadamente 400 mil eleitores não foram votar.

No segundo turno, de acordo com Batista, o índice de abstenção deve ser maior no Amazonas em função da seca e também da medida do Superior Tribunal Federal (STF), que decidiu sobre a não obrigatoriedade do título de eleitor na última hora. "Os cartórios não tiveram tempo nem recursos orçamentários para avisar populações ribeirinhas e o eleitor ficou com a informação de que o título era necessário", explica Batista.

A média de abstenção no país ficou em 18%, correspondente a cerca de 24 milhões de eleitores.


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)