Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Eleições 2010: Seca no AM deve aumentar abstenção no segundo turno das eleições



Diretor do TRE-AM, Pedro Batista, estima abstenção maior que 20%. Condição climática deve afetar principalmente cidades do interior.

Lucas Frasão
Do Globo Amazônia, em São Paulo 

 
 
Eleitores do Amazonas vão às urnas para o segundo turno das eleições neste domingo (31) e o estado enfrenta uma de suas maiores secas, que coloca 39 municípios em situação de emergência. A condição climática influencia o deslocamento de eleitores, principalmente em cidades do interior, uma vez que o nível de água em alguns rios só permite a passagem de canoas, por exemplo.

 

Eleições 2010: Seca no AM deve aumentar abstenção no segundo turno das eleições  - Gente de Opinião
Seca afastou rio da cidade de Uarini, no AM. (Foto: Rodrigo Baleia/ Greenpeace/ Divulgação)

De acordo com Pedro Batista, diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a seca pode ser responsável pelo aumento do número de eleitores ausentes no segundo turno. Ele estima que mais de 20% dos eleitorado amazonense não deverá comparecer às urnas no domingo.

"A seca já está afetando as eleições porque dificulta o trabalho das equipes que levam urnas aos colégios eleitorais", diz Batista. Segundo ele, já houve casos em que equipes tiveram de voltar porque não conseguiram seguir caminho por rios com nível de água muito baixo. Apesar disso, segundo ele, a instalação das urnas eletrônicas, feita entre sexta-feira (29) e sábado (30), não fica comprometida.

No primeiro turno, o índice de abstenção no Amazonas foi de cerca de 20%, ou seja, aproximadamente 400 mil eleitores não foram votar.

No segundo turno, de acordo com Batista, o índice de abstenção deve ser maior no Amazonas em função da seca e também da medida do Superior Tribunal Federal (STF), que decidiu sobre a não obrigatoriedade do título de eleitor na última hora. "Os cartórios não tiveram tempo nem recursos orçamentários para avisar populações ribeirinhas e o eleitor ficou com a informação de que o título era necessário", explica Batista.

A média de abstenção no país ficou em 18%, correspondente a cerca de 24 milhões de eleitores.


 

Mais Sobre Política

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom