Segunda-feira, 15 de março de 2010 - 12h01
O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) já vem colocando em prática sua estratégia política de se adequar à realidade das lideranças de cada município. Isso implica em dizer que, para o pleito estadual, já existe a nominata de pré-candidatos a deputado e não haverá candidatos ao Senado. Quanto ao apoio declarado ao governo do Estado para a disputa majoritária com o nome de João Cahulla, isso ainda é especulação. O Partido já manteve conversas com o PMDB, PSDB e PDT, e o que vai definir aliança é a convenção.
A afirmação é do presidente estadual e vice-nacional do Partido, Edgar Nilo Tonial, o popular Edgar do Boi. Ele disse que a convenção é lugar de decisão e muita conversa acontece até o último minuto do bater do martelo. A aproximação demasiada com o governo não é considerada pelo presidente do partido como motivo de obrigações.
Segundo ele, o compromisso com as lideranças municipais é que deve ser o norteador das alianças, citando como exemplo às eleições que coligaram o partido em Ji Paraná com o PMDB e em Cacoal com o PP, de Cassol. “Não se pode desprezar o potencial dos partidos pequenos” – valorizou Edgar.
O presidente do partido Cristão disse que o período é de conversas com todos os partidos e afirma que a aliança com o governo Cassol não está fechada, pois a decisão agora seria muito prematura. O PSDC já tem uma nominata com 40 pré-candidatos às vagas de deputados estaduais e federais. “Andaram divulgando até uma lista dos nossos candidatos, mas isso é especulação, informações infundadas por parte de noticiosos. Definir candidatos sem consultar a base é para partido que tem dono, temos um grupo político e respeitamos as peculiaridades para poder firmar coligações”- argumentou.
Edgar faz questão de frisar o apoio fundamental do deputado Neodi Carlos ao crescimento do partido, que soma sete mil filiados e faz parte da base de sustentação do governo de Rondônia. “O partido só cresceu porque deu autonomia às lideranças municipais, como nos municípios de Cacaulândia e Nova Mamoré” – disse. Ainda ressaltando a importância das lideranças municipais, o presidente do partido afirmou que entre os nomes dos pretensos candidatos a uma vaga no legislativo estão partidários de Rolim de Moura, Porto Velho e Ji Paraná.
Quanto ao presidente da Assembléia e responsável pelo crescimento da legenda no Estado, Edgar garante que o mesmo é candidato à reeleição e descarta a disputa pela vaga de vice do Cahulla ou Senado. Também não há nenhuma oferta de secretaria estadual com a saída de alguns titulares do governo para as próximas eleições, e nem precipitações em planejar o posto de chefe do executivo estadual com a possível cassação de Cassol. “Não estamos aqui para desestabilizar o governo com este tipo de especulação” – frisou.
Histórico
O PSDC é um partido que emergiu no cenário político. No ano de 2007, era presidido pelo atual presidente da Assembléia, Neodi Carlos, que fomentou a expansão do mesmo em todos os municípios do Estado em apenas um ano e conduziu Edgar do Boi à presidência estadual e ao diretório nacional. Hoje, Edgar é chefe de gabinete de Neodi na Assembleia Legislativa e comemora o avanço matemático desde 2007, quando apenas três vereadores representavam a legenda. Em 2010, o somatório fortalece a legenda com 34 vereadores, cinco vice-prefeitos e dois prefeitos, um de Novo Horizonte e outro de Castanheira.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)