Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Eleições 2010: No exterior votam 200 mil brasileiros



No exterior votam 200 mil, mas há países com número insuficiente de eleitores para montar seções

Eduardo Castro
Correspondente da Agência Brasil na África

Maputo - Duzentos mil brasileiros estão aptos a votar este ano no exterior, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram montadas 94 seções em vários países. Mas nem todos os países onde há brasileiros terão eleição pois, de acordo com o Código Eleitoral, é obrigatório montar mesa apenas onde há mais de 30 eleitores inscritos.

Não é o caso, por exemplo, da Tanzânia, na África. Toda a comunidade brasileira no país soma menos de 60 pessoas. São principalmente funcionários da Petrobras e missionários religiosos.

“Não há muita procura”, diz o encarregado temporário de negócios da Embaixada do Brasil na Tanzânia, Nei Bittencourt. “Aqui não há muitos brasileiros; o que justifica nossa presença são os interesses do país”.

A embaixada na Tanzânia foi reaberta em 2005, principalmente por causa de prospecções da Petrobras, que montou um escritório para acompanhar de perto o movimento de muitas petroleiras na costa. Recentemente, o vizinho Moçambique anunciou a descoberta de petróleo. Outro ponto que gera interesse na companhia é a fronteira entre a Tanzânia, Uganda e o Quênia nas proximidades do Lago Vitória.

Em Moçambique, 463 brasileiros estão inscritos para votar nas duas seções que serão instaladas no Centro Cultural Brasil-Moçambique, no centro da capital, Maputo.

A advogada Karen Dias, que vive na África há seis anos, diz que estar fora do Brasil não atrapalha na hora de escolher o candidato. “Eu leio muito na internet e compro revistas semanalmente, além de ver televisão brasileira, que tem aqui. Procuro todas fontes”, afirma. As TVs Brasil, Globo e Record mantém canais internacionais, que reproduzem os noticiários passados no Brasil em tempo real.

Já a secretária Solange Pereira optou por adiantar uma viagem de férias ao Brasil para votar no seu estado natal, São Paulo. Pensando nisso, sequer transferiu o título para o exterior. “Quero votar para todos os cargos, principalmente governo do estado. Por isso, prefiro votar no Brasil”, diz. No exterior só se vota para presidente da República.

Solange reclama por ter conseguido pouca informação sobre os candidatos a cargos legislativos. “Para deputado estadual, federal e senador, vou ter que dar uma estudadinha ali para ver o fazer.”

Paula Carolina é um dos 3 milhões de brasileiros que moram no exterior e não estão aptos a votar fora do país. “Eu acabei perdendo o prazo para transferir o titulo”, lamenta a estudante de 19 anos. "Queria muito votar, seria a primeira vez na vida. Mas espero pela próxima.”

Quem não transferiu o título e estiver fora do país no domingo terá de justificar a ausência à Justiça Eleitoral.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)